A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) para revogar a decisão da FIFA de eliminar a seleção de Cabo Verde da fase final de apuramento para o Mundial2014.
Citado hoje na edição "online" do semanário cabo-verdiano Expresso das Ilhas, o presidente da federação, Mário Semedo, que tem estado incontactável, referiu que a FCF tem 21 dias para apresentar o recurso, garantindo que tal será feito «o mais rápido possível».
Questionado pelo jornal sobre a sua continuidade à frente dos destinos da federação, Mário Semedo escusou-se a fazer comentários.
Na terça-feira, a Comissão de Recurso da FIFA confirmou a decisão da primeira instância da Comissão Disciplinar e rejeitou o recurso de Cabo Verde à pena de derrota no jogo de 07 de setembro diante da Tunísia, em que os "Tubarões Azuis" venceram por 2-0, em Tunes, na 6.ª e última jornada da fase de grupos para o apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol, a disputar no Brasil em 2014.
A instância de recurso da FIFA deu como provada a utilização irregular de um jogador no encontro de Tunes e decidiu manter a pena de derrota por 3-0, inviabilizando a presença de Cabo Verde na fase final do apuramento africano, em que dez seleções disputam as cinco vagas de África para o Mundial2014.
Com a punição, a Tunísia passou a somar 14 pontos no Grupo B, enquanto Cabo Verde caiu para o segundo lugar, com nove, pelo que os tunisinos vão disputar um lugar na fase final do Mundial contra os Camarões, seleção que foi eliminada por Cabo Verde na qualificação para a Taça de África das Nações (CAN) de 2013.
Os jogos da fase final de apuramento africano para o Mundial disputam-se entre 11 e 15 deste mês (primeira mão) e entre 15 e 19 de novembro (segunda mão) e, além do Camarões-Tunísia, o sorteio, realizado no Cairo a 16 de setembro, ditou os duelos Costa do Marfim-Senegal, Gana-Egito, Etiópia-Nigéria e Burkina Faso-Argélia.
Comentários