O jogo “grande” da primeira volta da Liga espanhola já “ferve” e na Luz disputa-se uma espécie de preliminar, com Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe de um lado e mais de meia equipa do “Barça” do outro.
A presença de Casillas, Sérgio Ramos ou Xabi Alonso ao lado dos catalães “desmonta” um pouco esta ideia, mas será, ainda assim, o primeiro “duelo” da época entre o melhor marcador de “La Liga” e os centrais catalães.
Cristiano Ronaldo, que tem sido a grande figura dos “merengues”, vai ter pela frente Puyol e Piqué, bem como Busquets, Iniesta, Xavi, Pedro ou David Villa, podendo até acabar o jogo a tentar bater o suplente de Casillas.
Na primeira época ao serviço do Real Madrid, o ex-jogador do Manchester United, formado no Sporting, não conseguiu marcar qualquer golo a Víctor Valdés e perdeu os dois jogos com o “Barça” (0-1 fora e 0-2 em casa).
O número 7 “merengue”, que nunca marcou à Espanha, pode começar a ensaiar o clássico, mas os catalães, que já amargaram outras noites de Ronaldo, nomeadamente a sua despedida do United, na final da Liga dos Campeões de 2008/2009, só não marcarão uma posição se não puderem.
No Mundial2010, Ronaldo, Carvalho e Pepe perderam por 1-0, sendo eliminados nos oitavos de final do Mundial de 2010, que acabou por ser ganho precisamente pelos espanhóis, depois de encarrilarem mais três triunfos pelo mesmo resultado (Paraguai, Alemanha e Holanda).
Na Cidade do Cabo, foi um agora jogador do FC Barcelona (então já tinha assinado, mas só passou a representar o clube da Catalunha em 2009/2010) a decidir, com um golo aos 63 minutos, após uma jogada entre Iniesta e Xavi.
Mesmo não estando em campo, Real e “Barça” esperam, certamente, tirar dividendos do embate da Luz, mas o grande jogo do ano só será 12 dias depois, uma segunda-feira, em Camp Nou, já com Messi, Di Maria, Dani Alves, Özil e, claro, o incontornável... José Mourinho.
Comentários