O avançado Jota Silva afirmou hoje que estrear-se pela seleção portuguesa no Estádio D. Afonso Henriques, ‘casa’ do seu clube, o Vitória de Guimarães, seria “cereja no topo do bolo” após ter sido convocado pelo selecionador Roberto Martínez.

A par de Francisco Conceição, do FC Porto, o atacante de 24 anos é uma das estreias absolutas na lista de 32 convocados para os encontros particulares com a Suécia, que se realiza em 21 de março, quinta-feira, em Guimarães, e com a Eslovénia, em 26 de março, terça-feira, em Liubliana.

“Se a minha estreia pela Seleção Nacional se concretizar no Estádio D. Afonso Henriques é a cereja no topo do bolo. Não podia pedir um sítio melhor para me estrear, caso aconteça”, referiu, em declarações publicadas pelo Vitória no site oficial.

Autor de 12 golos e sete assistências nos 31 jogos oficiais cumpridos para a época em curso, o avançado natural de Melres, localidade do concelho de Gondomar, no distrito do Porto, disse sentir “algum nervosismo e ansiedade” pela hipótese de vestir a camisola das ‘quinas’ e reconheceu ser difícil assimilar o que lhe está a acontecer.

“Ainda estou a perceber o que aconteceu e a viver o momento. Vou desfrutar e tentar aprender o máximo com todos eles. São jogadores de grande nível e com muitas conquistas nas respetivas carreiras. Sei que me vão ensinar muitas coisas. Vou com o intuito de aprender, de desfrutar e de poder defender bem o meu país”, acrescentou.

Grato por integrar um “grupo fantástico”, com “muita qualidade”, o atleta formado no Sousense e no Paços de Ferreira agradeceu o “trabalho de muita gente” numa carreira sénior que se iniciou precisamente no Sousense, num dos campeonatos da Associação de Futebol do Porto, antes de representar Sporting de Espinho, Leixões, Casa Pia e Vitória, desde 2022/23.

Convencido de que o percurso do Vitória de Guimarães na I Liga, com 47 pontos em 25 jornadas que valem um ‘confortável’ quinto lugar, está a fazer “sobressair as individualidades” do plantel e o ajudou a ser convocado, Jota Silva prometeu “estar focado” no jogo de domingo com o Desportivo de Chaves, para a 26.ª ronda do campeonato, antes de “desfrutar da aventura” na seleção.

O espanhol Roberto Martínez convocou um total de 32 jogadores, com apenas três novidades, Jota Silva, Francisco Conceição e ainda Francisco Trincão, do Sporting, que somou sete internacionalizações ‘AA’, a última em 04 de setembro de 2021, na ‘era’ Fernando Santos.

*Artigo atualizado