A seleção portuguesa de futebol detém um registo de duas vitórias consecutivas em receções à Suíça e, nos quatro jogos oficiais efetuados em solo luso, só por uma vez foi derrotada pelos helvéticos, em 1969.
Portugal, que hoje defronta a Suíça, num duelo que será decisivo para garantir o acesso direto ao Mundial2018, recebeu pela última vez os helvéticos em 1993, igualmente no caminho para um Campeonato do Mundo, e venceu, no Porto, por 1-0, com um golo de João Vieira Pinto.
Quatro anos antes, em Lisboa, novamente numa disputa para estar no Mundial, a seleção nacional tinha registado também um triunfo, dessa vez por 3-1, com remates certeiros de João Pinto, Frederico e Vítor Paneira.
Apesar dessas duas vitórias sobre os helvéticos, Portugal não conseguiu na altura garantir o acesso à fase final do Mundial1990, em Itália, e do Mundial1994, nos Estados Unidos.
Em 1987, na luta para estar no Europeu, Portugal e Suíça empataram 0-0, no Porto.
O primeiro duelo oficial em solo luso ocorreu em 1969, em Lisboa, com Portugal a somar aquele que até agora único desaire caseiro perante os helvéticos, por 2-0, com dois golos de Vuilleumier.
A seleção nacional tem um bom registo nos confrontos com os suíços em casa, mas o caso muda de figura quando tem de jogar fora sendo que, na última vez que a duas equipas se encontraram, em setembro do ano passado, Portugal regressou de Basileia com uma derrota por 2-0 na 'bagagem'.
No Estádio St. Jakob-Park, com Cristiano Ronaldo ausente do lado dos campeões europeus, Breel Embolo, aos 23 minutos, e Admir Mehmedi, aos 30, apontaram os tentos que selaram o primeiro desaire de Portugal em jogos oficiais sob o comando de Fernando Santos.
Este triunfo, logo na jornada inaugural, vale ainda à Suíça a liderança do Grupo B da fase de qualificação para o Mundial2018.
Ao todo, a seleção nacional já defrontou a Suíça em 21 ocasiões e regista seis vitórias, cinco empates e 10 derrotas.
Esta é quinta vez que Portugal e Suíça se cruzam numa fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, com a seleção nacional a falhar sempre a qualificação nas últimas quatro.
Comentários