Os 40 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a China e os 20 anos da transferência de Macau vão ser assinalados, em 2019, com um jogo de futebol entre as duas seleções, anunciou hoje o Governo de Macau.
Em comunicado, o gabinete do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura revelou que as duas datas redondas, que coincidem em 2019, vão ser celebradas “através do desporto, nomeadamente de um jogo entre as seleções chinesa e portuguesa a realizar em Macau”.
O jogo foi anunciado durante um encontro do secretário Alexis Tam com o ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, na quarta-feira.
Ainda no âmbito do desporto, os dois governantes “concordaram que Macau tem condições únicas para ajudar na preparação das seleções olímpica e para-olímpica portuguesa para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020”.
Segundo o mesmo comunicado, foram discutidos também assuntos de cariz cultural, com secretário de Macau a indicar que o Festival Juvenil Internacional de Dança 2018 vai incluir equipas de Lisboa, Porto e Coimbra.
No que toca à educação, Tiago Brandão Rodrigues e Alexis Tam manifestaram a intenção de replicar com outras escolas o projeto de geminação entre a escola Pui Ching, de Macau, e o agrupamento de escolas das Laranjeiras. A ideia é que o modelo possa ser reproduzido “com as escolas que ministram os cursos de português em Macau e as escolas que ministram o ensino de chinês em Portugal”.
“Neste sentido, e para facilitar o intercâmbio, concordou-se em desenhar um instrumento de cooperação que possibilite a criação de uma plataforma para que as escolas interessadas possam estabelecer os primeiros contactos”, é indicado.
Comentários