Sporting e FC Porto medem forças a partir das 19h45 desta terça-feira no Estádio Municipal de Leiria, na primeira meia-final da 'final four' da Taça da Liga 24/25. Será o terceiro duelo da temporada entre leões e dragões (o segundo em campo neutro), depois de uma vitória para cada lado nos dois primeiros.

No primeiro desses dois embates, o FC Porto levou a melhor de forma épica, virando por completo o resultado para vencer por 4-3 após prolongamento depois de se ver a perder por 3-0 em menos de meia hora para conquistar a Supertaça, em Aveiro. No segundo a história foi diferente, com o Sporting a vincar a sua superioridade em Alvalade, para a quarta jornada da I Liga e a vencer por 2-0.

Este será, contudo, um Sporting bem diferente daquele que jogou essas partidas, ambas ainda sob o leme de Ruben Amorim. O técnico rumou a Manchester e os leões - que a certa altura chegaram a parecer imparáveis - baquearam desde então. Viveram uma experiência mal sucedida às ordens de João Pereira e este vai ser apenas o terceiro jogo com Rui Borges como treinador.

Momento de forma: A incógnita Sporting e um FC Porto em crescendo

O Sporting chega então a este encontro vindo de um emocionante empate 4-4 na visita ao V.Guimarães, num grande espetáculo de futebol mas que contudo deixou algumas dúvidas em relação ao que os leões valem neste momento, depois de terem estado a vencer por 3-1.

Antes, na estreia de Rui Borges, os verdes e brancos somaram uma moralizadora vitória sobre o rival Benfica por 1-0. Mas essa foi apenas 1 das 3 vitórias (uma das quais após prolongamento) que o Sporting somou nos últimos 9 jogos. E nesses 9 jogos os leões só não sofreram golos em 2, num total de 17 golos sofridos no conjunto dessas partidas.

Já o FC Porto entra para esta partida num dos seus melhores momentos da época. Os dragões viram o seu encontro do fim de semana interrompido aos 15 minutos devido ao nevoeiro na Choupana, mas antes disso vinham de quatro vitórias consecutivas e sete jogos sem perder (5 vitórias, 2 empates), desde a amarga derrota que ditou a eliminação da Taça de Portugal, em novembro, ante o Moreirense.

A equipa de Vítor Bruno marca golos há 21 jogos consecutivos. Aliás, na presente época os azuis e brancos só ficaram em branco num jogo: precisamente frente ao Sporting, na tal derrota por 2-0 em Alvalade. A nível defensivo, o FC Porto está há quatro jogos sem sofrer golos e nos últimos seis jogos apenas sofreu um golo.

Histórico de encontros: balança pende a favor dos dragões...mas não em campo neutro

Contabilizando já os dois desta temporada, este será o jogo oficial número 252 entre Sporting e FC Porto ao longo da história no conjunto de todas as competições. A balança pende a favor dos dragões, com 93 vitórias, contra 85 triunfos do Sporting, tendo-se registado 73 empates.

Essa superioridade azul e branca está bem vincada nos últimos 20 duelos entre os dois emblemas, desde 2019. O FC Porto venceu metade desses encontros (10, 2 deles após prolongamento) e o Sporting apenas 3, com sete empates pelo meio (ainda que os leões tenham levado a melhor no desempate por penáltis em 2 deles).

Em campo neutro, Sporting e FC Porto já se defrontaram por 18 vezes antes do jogo desta terça-feira em Leiria e os dragões levaram a melhor nos últimos 3. Porém, o registo é aqui favorável aos leões: 7 vitórias, 5 derrotas, 8 empates (tendo os verdes e brancos levado a melhor no desempate por pênaltis em três dessas igualdades).

Olhando apenas para a Taça da Liga, este vai ser apenas o 5.º duelo entre os dois emblemas para essa competição. Há registo de uma vitória para cada lado e dois empates (que sorriram depois aos leões nos penaltis). Dois desses quatro encontros disseram respeito a meias-finais, tal como o encontro desta terça-feira, e em ambos quem seguiu para a final foi o Sporting

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting: "Há ambição. Temos alguns jogadores condicionados, que estão de fora, o plantel não é assim tão grande. Mais do que gestão, e é claro que temos de ter cuidado, é a ambição de jogar a meia-final e de chegar à final que pode dar a conquista de um troféu. Se formos perguntar a um jogador, é subjetivo. Há sempre cansaço, há muitos jogos, mas se perguntar ao jogador se prefere quarta e domingo, ele vai dizer que prefere jogar quarta e domingo sempre. Querem é jogador. O jogo pode meter-nos na final e essa ambição tem de prevalecer".

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "A expetativa é a mesma de sempre. Queremos muito ganhar esta competição, é um objetivo da época, surge num bom momento. Gosto muito que a equipa seja desconfiada, que não embarque em demasia no que tem sido conseguido recentemente. Olhar com respeito e humildade para um adversário forte, que vai exigir estarmos a um nível muito alto. Queremos ganhar o jogo para estar na final. Um Sporting diferente com Rui Borges: "Olhámos para o Sporting contra o Benfica, contra o V.Guimarães e até para o nossos jogo. Procurámos antecipar os vários cenários, mas pelo que observámos há muitos movimentos que ainda se mantêm do Ruben Amorim. Há muitas semelhanças. Várias configurações que se mantêm, desenhos idênticos."

O árbitro

António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, foi o árbitro escolhido para dirigir este clássico entre Sporting e FC Porto. Para o árbitro, de 36 anos, natural das Caldas da Rainha, este será o primeiro jogo da carreira entre ‘grandes’.

Esta temporada já arbitrou um jogo do Sporting, na derrota por 2-1 dos leões na visita ao Moreirense, na jornada 13 da I Liga, mas não dirige um encontro do FC Porto desde a derrota dos dragões no terreno do Estoril Praia da temporada passada, que terminou com várias expulsões.

António Nobre contará com os assistentes Luciano Maia e Nélson Pereira; no videoárbitro estará André Narciso, coadjuvado por Vasco Santos e João Bessa Silva.

Sporting e FC Porto entram em campo a partir das 19h45 desta terça-feira no Estádio Municipal de Leiria. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro e ver os vídeos com os principais lances do encontro à medida que estes se forem sucedendo.