Sporting e FC Porto medem forças pela terceira vez esta época, em Alvalade, na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol. Este será o terceiro de quatro triunfos entre estas duas equipas esta época, num duelo que ainda não teve vencedores nem vencidos.
Para este jogo, Rúben Amorim e Sérgio Conceição já vão poder contar com alguns regressos. Pepe (FC Porto) e Bruno Tabata (Sporting), que cumpriram dois jogos de castigo, poderão ser chamados para ir jogo, após a suspensão de que foram alvo, na sequência das expulsões no último duelo entre FC Porto e Sporting, de má memória para o futebol português.
De fora continuará Palhinha, no lado do Sporting, já que o médio cumprirá o último dos três jogos de castigo que lhe foi aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Marchesin, o outro jogador expulso por João Pinheiro no final do clássico no Dragão, estará de volta ao banco do FC Porto, já que tudo indica que Diogo Costa manterá o lugar na baliza portista.
Os dois treinadores vão mexer nas equipas. Rúben Amorim ainda não sabe se poderá contar com Zouhir Feddal e Pedro Gonçalves. Os dois futebolistas estiveram em tratamento, de acordo com o nota publicada pelo campeão nacional, na página oficial na Internet. Zouhair Feddal falhou o jogo de sábado na Madeira, diante do Marítimo (1-1), devido a um traumatismo no joelho, enquanto Pedro Gonçalves, o melhor marcador da I Liga na última época, tem uma lesão muscular na coxa esquerda.
No lado do FC Porto, Sérgio Conceição já poderá contar com Matheus Uribe e Grujic, médios que falharam o último jogo devido a castigo. Com um calendário tão preenchido, o técnico do FC Porto deverá voltar a mexer na equipa. Pepe deverá voltar ao seu lugar no eixo central, ao lado de Mbemba. Wendell poderá ocupar a vaga de Zaidu na lateral esquerda. Na frente, Toni Martinez é um dos favoritos a entrar no onze, que poderá voltar a ter Pepê a extremo. Fábio Vieira é outro nome a equacionar no onze azul e branco.
Momento de forma: Leões e Dragões já estiveram melhores
As duas equipas chegam a este jogo num momento menos bom da época. Ambas empataram os derradeiros jogos, na I Liga, e mantém a mesma distância na prova, com vantagem para o FC Porto que lidera com mais quatro pontos, ao cabo de 24 rondas.
O Sporting ficou-se pelo 1-1 na Madeira, onde sentiu muitas dificuldades para bater a defensiva madeirense, apesar de ter criado algumas oportunidades de golo. Esperava-se que o FC Porto pudesse aumentar para oito a vantagem para o Sporting na I Liga, os Dragões imitaram os Leões e também empataram 1-1 com o Gil Vicente, num jogo onde jogaram com mais um desde os três minutos de jogo.
Após 11 vitórias seguidas, o FC Porto só venceu dois dos últimos cinco jogos, apesar de não ter perdido. Os Dragões bateram o Moreirense por 1-0 fora e a Lazio por 2-1 em casa, mas empataram 2-2 com o Sporting e com a Lazio (Liga Europa) e ainda o já mencionado encontro com o Gil Vicente.
Já o Sporting somou duas vitórias, uma derrota e dois empates nos últimos cinco jogos, onde se inclui a goleada sofrida em casa perante o Manchester City para a 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os Leões bateram o Estoril (3-0) e o Famalicão (2-0), além dos empates com FC Porto e Marítimo.
Histórico: FC Porto em vantagem sobre o Sporting
O duelo desta quarta-feira em Alvalade será o 242.º entre Sporting e FC Porto a nível oficial, num histórico liderado pelos Dragões, que somam mais três triunfos.
O último jogo entre ambos aconteceu no dia 11 de fevereiro no Dragão, na 22.ª ronda da I Liga, no 2-2 de má memória para o futebol português. O Sporting esteve a vencer por 2-0 mas os Dragões lograram empatar, num jogo onde o Sporting jogou quase toda a segunda parte com menos um. No final, gerou-se uma batalha campal, com quatro expulsões, agressões, empurrões e trocas de acusações de parte a parte.
O Sporting não perde com o FC Porto há cinco jogos consecutivos mas está em desvantagem no histórico, entre jogos a contar para I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal. Os ‘dragões’ somam 86 triunfos - sendo que o último, em 15 de julho de 2020 (2-0 no Dragão), valeu o 29.º título -, contra 83 dos ‘leões’, que marcaram mais 20 golos (341 contra 321), num duelo que terminou empatado 72 vezes.
O FC Porto assumiu a liderança do histórico na segunda década do século XXI (desde 2010/11), com quase o dobro das vitórias (11 contra seis) e mais oito golos marcados (32 contra 24). Tratou-se da quarta década consecutiva de supremacia dos ‘dragões’: 13 vitórias contra cinco nos anos 80 do século passado, 14 contra cinco nos anos 90 e um tangencial 11-10 na primeira década do Século XXI.
O histórico apresenta um domínio dos ‘azuis e brancos’ em tempos recentes, mas já foi dominado de forma vincada pelo Sporting, que, no final da década de 70, tinha mais 19 triunfos do que os ‘dragões’ (56 contra 37). No que respeita ao campeonato, o FC Porto tem mais nove vitórias (68 contra 59), vantagem sustentada numa clara supremacia nos jogos caseiros (48 contra 14).
Nos três encontros da época passada e nos dois deste 2021/22, registaram-se quatro igualdades, todas para a I Liga, e um triunfo da formação ‘leonina’, nas meias-finais da Taça da Liga 2020/21, que o ‘onze’ de Rúben Amorim conquistou, bem como o campeonato.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting
O treinador do Sporting disse contar com Tabata para o ‘clássico’ e recusa-se a acreditar que o futebolista ‘leonino’ seja novamente castigado antes do final deste mês. Rúben Amorim garante que não teve “conversa nenhuma” com os seus jogadores antes no reencontro com os ‘azuis e brancos’.
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto
Na antevisão, o treinador dos ‘azuis e brancos’ reiterou que o objetivo do clube é “chegar à final e ganhar”, esperando que a equipa “dê o melhor”, mesmo “num contexto de muitos jogos” e, face ao qual, admitiu fazer alguma gestão de grupo.
O Sporting-FC Porto, da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, está marcado para às 20h45 de quarta-feira.
O jogo será arbitrado por Artur Soares Dias. O juiz de 42 anos, da Associação de Futebol do Porto será coadjuvado pelos árbitros assistentes Rui Licínio e Paulo Soares, e pelo quarto árbitro Tiago Martins, enquanto Hugo Miguel foi designado para videoárbitro (VAR).
Comentários