O Sporting recebe na noite desta sexta-feira o Paços de Ferreira, a partir das 21h15, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, sem Rúben Amorim no banco por castigo.
Os leões chegam a este encontro em boa forma, numa altura em que lideram o campeonato nacional com 23 pontos, apesar do empate frente ao Famalicão (2-2) na semana passada.
Já os castores voltam a Lisboa depois de terem perdido com o Benfica (2-1) na última jornada da I Liga, mas numa altura em que ocupam o 6º lugar da tabela com 14 pontos.
Em 12 jogos oficiais da temporada 2020/2021, o Sporting soma nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Enquanto o Paços de Ferreira leva cinco vitórias, dois empates e três derrotas em dez partidas.
O último encontro entre os dois emblemas aconteceu no final do passado mês de setembro, na 2ª jornada da I Liga, e foi o Sporting quem saiu vencedor (2-0) da Capital do Móvel.
Histórico de confrontos
Em todas as competições, Sporting e Paços de Ferreira já se encontraram 47 vezes. Os leões venceram 31 encontros (66%), os castores contam nove vitórias (19%) e os restantes sete encontros (15%) terminaram com um empate.
Olhando apenas para as partidas disputadas no reduto do Sporting, a superioridade dos leões é ainda maior. Em 25 jogos, o clube de Alvalade venceu 19 (76%), perdeu quatro (16%) e empatou em duas ocasiões (8%).
Já em jogos a contar para a Taça de Portugal, Sporting e Paços de Ferreira apenas se enfrentaram uma vez. Na já longínqua temporada de 2010/2011, os leões receberam os castores no Estádio de Alvalade, também para a quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.
Nesse jogo, a 21 de novembro de 2010, o Sporting conseguiu vencer o Paços de Ferreira, por 1-0, com um golo de Yannick Djaló aos 45+2 minutos.
As equipas
Para o encontro desta sexta-feira, a equipa técnica dos leões não deve contar com Jovane, que continua a fazer tratamento a um traumatismo na anca direita e é praticamente certo que não estará disponível para o duelo. Fora das opções do treinador leonino está também Pedro Gonçalves, devido a castigo.
No entanto, o Sporting espera contar com Nuno Mendes, que falhou a visita a Famalicão devido a lesão, mas que tem treinado sob vigilância médica e que não sentiu quaisquer dores no pé esquerdo, o que é sinal de boas notícias para os 'leões'.
Do lado do Paços de Ferreira, o defesa Jorge Silva e o avançado israelita Dor Jan são as ausências confirmadas da formação nortenha, por lesão.
O que dizem os treinadores
Emanuel Ferro, treinador adjunto dos leões, reconheceu que a ausências de Rúben Amorim e de Pedro Gonçalves, ambas por castigo, vão ser sentidas na equipa dos leões, contudo Emanuel Ferro relembra que os leões já viveram "situação semelhante". "Compreendo a pergunta e relembro que no início da Liga passámos por situação semelhante e foi fundamental a resposta coletiva. Sabemos que esse grupo é mais forte com a presença de todos. São ausências de vulto, mas o que tem feito a diferença é a forma como todo o grupo e a estrutura têm trabalhado na preparação de cada jogo e a forma como a equipa, no seu coletivo, tem suportado as exibições do Pedro que são o resultado do suporte do coletivo às exibições individuais de cada jogador", referiu em conferência de imprensa.
Sobre a suspensão de Rúben Amorim disse: "Não há muito a dizer em relação a isso. Os acontecimentos do último jogo estão completamente fechados. Houve a emissão do castigo e estamos focados no essencial no trabalho semanal para preparar um jogo de muita importância, frente a um adversário que está num ótimo momento de forma e tem feito um ótimo campeonato. O que nos interessa é continuar a fazer o nosso trabalho bem e vencer um jogo que decidirá quem fica na Taça", ressalvou.
Já o treinador do Paços de Ferreira prometeu uma equipa a dar tudo para vencer o Sporting e manter vivo "o sonho" na Taça de Portugal.
"É o 'mata-mata', num palco tremendo, contra uma equipa muito completa, que dispensa apresentações, que está em primeiro e vem de uma série de resultados positivos, mas queremos passar a eliminatória e eliminá-los amanhã [sexta-feira]", disse Pepa, em conferência de imprensa.
O técnico pacense quer fazer mais do que no último jogo entre as duas equipas, em que o Sporting venceu para o campeonato, na Capital do Móvel, por 2-0, em 27 de setembro, sem complexos pela derrota com o Benfica, no último encontro (2-1), mas com cuidados especiais na gestão física dos jogadores.
"A derrota não mexeu com nada. Foi no último lance da partida e, mais do que nos agarrarmos a algo negativo, devemos agarrar-nos ao que tentamos fazer, que foi discutir o jogo. Agora a prioridade é o campeonato e temos de ter muito cuidado com a gestão dos jogadores. Estamos a falar de viagens, vamos outra vez para Lisboa e o desgaste é tremendo. Mas não vamos abdicar do sonho, o Paços já esteve numa final", sublinhou.
Arbitragem
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou João Pinheiro como árbitro principal do encontro. Tiago Costa e Nuno Eiras foram os assistentes escolhidos.
David Silva será o quarto árbitro.
Comentários