Sporting de Braga e FC Porto defrontam-se na terça-feira, em jogo com início às 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. 'Minhotos' e 'dragões' defrontam-se por uma vaga na final da competição, na outra meia-final o Benfica leva vantagem sobre o Sporting ao vencer a primeira mão por 2-1.

O FC Porto chega a esta meia-final como líder isolado do campeonato. Os 'dragões' somam duas vitórias seguidas, perante Vitória de Setúbal (2-0) e Tondela (3-0), para o campeonato, a última na sexta-feira, com golos de Pepe, Óliver e Herrera. Em contraste, os 'arsenalistas' chegam ao duelo das 'meias' na sequência de dois desaires, nos quais não anotaram qualquer golo, na visita a Alvalade (3-0) e na receção ao Belenenses (2-0), e estão agora a oito pontos do primeiro posto.

No entanto, no mais recente embate entre as duas equipas para a Taça de Portugal foram os 'arsenalistas' a sair com o troféu. Aconteceu há quase três anos, na final de 2015/2016. Na altura, o Sporting de Braga permitiu que os 'dragões' recuperassem de uma desvantagem de dois golos e empatassem 2-2, com um 'bis' do avançado André Silva, no Estádio do Jamor. Mas, os 'minhotos' acabariam por vencer depois de um desempate por grandes penalidades (4-2).

Histórico de confrontos na casa do 'dragão'

O balanço dos encontros entre os dois emblemas para a Taça de Portugal é altamente favorável ao FC Porto, que, em 17 eliminatórias, se superiorizou à equipa bracarense em 12 - incluindo duas no jogo decisivo, em 1977 e 1998 - e perdeu apenas três dos encontros. Dez desses jogos foram disputados na casa do FC Porto.

O primeiro duelo entre os dois emblemas para a Taça na casa do FC Porto disputou-se a 11 de maio 1952, nos oitavos de final. A deslocação ao Porto saldou-se por uma goleada por 10-1, resultado que permanece como o mais desnivelado entre ambos em todas as provas nacionais. No conjunto das duas mãos, os 'dragões' venceram por 11-2.

Em 1958, os 'azuis e brancos' voltaram a impor-se nuns 'oitavos' disputados em duas mãos, mas de forma menos categórica, com uma vitória em casa por 3-0.

Em 1976, as duas equipas enfrentaram-se na 5º eliminatória da Taça de Portugal. O FC Porto ganhou o encontro por 2-0, com dois golos de Fernando Gomes. Um ano depois, a 18 de maio de 1977,os 'arsenalistas' perderam por 1-0, Fernando Gomes voltou a ser decisivo e apontou o único golo do encontro.

No ano seguinte voltaram a enfrentar-se. A 23 de abril de 1978, os 'dragões' ganharam por 4-1 nas meias finais da prova. 'Arsenalistas' e 'dragões' encontraram-se também nos quartos de final da Taça de Portugal em 1983. O FC Porto venceu por 3-0 e seguiu até à final, onde perdeu com o Benfica.

Já a 17 de maio de 1985, os dois emblemas voltaram a encontrar-se, desta vez nos oitavos de final da prova. Mais uma vez, os 'azuis e brancos' venceram a eliminatória, por 1-0, com um golo de António André aos 55 minutos de jogo.

Nos quartos de final da temporada 1991/1992, o Sporting de Braga jogou no reduto do FC Porto e saiu derrotado por 2-0. Os 'dragões' chegaram à final, mas perderam frente ao Boavista.

A 12 de janeiro de 2000, o FC Porto recebeu mais uma vez o Sporting de Braga no Estádio das Antas, para o jogo da 5º eliminatória da competição. Os 'dragões' golearam por 4-1, com golos de Chaínho, Mário Jardel e 'bis' de Clayton, Barroso apontou o golo dos 'arsenalistas.'

Em 2002, o Sporting de Braga surpreendeu os 'dragões' em pleno Estádio das Antas, no Porto, por 2-1, nos quartos de final, na última vez em que afastou da Taça de Portugal o atual campeão nacional e líder da I Liga e na única ocasião em que venceu no reduto dos portuenses. Castanheira (71') e Idalécio (74') fizeram os golos minhotos, Capucho (51') apontou o dos 'dragões'. Foi a única vez que os 'arsenalistas' venceram no Dragão para a Taça de Portugal.