A conquista do título nacional é algo que escapa há quatro épocas ao FC Porto e esse é o objetivo maior para Sérgio Conceição. Outra competição de grande carinho por parte de Pinto da Costa é a Taça de Portugal, um troféu que os Dragões deixam fugir há seis anos. A nova busca pelo troféu do Jamor começa amanhã à noite, diante ao Lusitano de Évora, no Restelo. André Villas-Boas foi o último treinador a levar a pequena taça para a cidade nortenha.
Segundo os dados do jornal Record, para encontrar um fosso tão grande de ausência de conquista no Jamor é preciso recuar até ao início dos anos 80. Pinto da Costa não venceu a prova no seu primeiro ano, mas conquistou-a logo em 1983/84. Até à data, o FC Porto nunca tinha ficado mais do que três temporadas sem vencer a Taça de Portugal.
A temporada 2010/11, com André Villas-Boas no comando, foi a última vez que os jogadores deram a alegria de ver a Taça de Portugal levantada no Jamor. Em 2015/16, os Dragões marcaram presença na final mas acabaram derrotados nas grandes penalidades frente ao Sporting de Braga.
Recorde-se que foi dessa forma que Sérgio Conceição também perdeu a única final que disputou enquanto treinador. Em 2014/15, no comando da equipa bracarense, o atual treinador do FC Porto também perdeu nos penáltis, diante do Sporting, depois de ter estado a vencer por 2-0.
FC Porto e Sérgio Conceição, juntos, já assumiram que a Taça de Portugal 2017/18 é para levar para casa.
Comentários