O Benfica está nos quartos de final da Taça de Portugal, depois de bater o Varzim por 2-0, num jogo que fica marcado pelo regresso à titularidade de Enzo Fernández, que fez as pazes com os adeptos, não só pelo golo na reta final (já depois de Grimaldo abrir o ativo aos quatro minutos), mas também pela forma como o festejou. Tudo isto a poucos dias de um dérbi contra o Sporting, para o campeonato.

Veja o resumo

Em noite de regressos, o de Enzo Fernández acabou por ser o mais sonante, depois de nem sequer estar no banco no último jogo do campeonato, com o Portimonense. Já a pensar no dérbi do próximo domingo, Lucas Veríssimo e Morato entraram para dar descanso a Otamendi e António Silva. Nota também para a titularidade de David Neres e para a ausência por lesão de Rafa.

Logo aos quatro minutos, o Benfica chegou à vantagem num livre perigoso cobrado de forma exímia por Grimaldo. O lateral rematou forte e colocado, por cima da barreira do Varzim, deixando Ricardo sem reação.

Veja o golo de Grimaldo

Grimaldo esteve perto de bisar pouco depois, lançado na área por Enzo, mas a defensiva do Varzim conseguiu afastar o perigo no último momento – o espanhol ficou queixoso na sequência do lance, mas conseguiu (aparentemente) recuperar.

Menos sorte teve o Varzim, que viu Paulo Moreira sair lesionado (entrou Diogo Ramalho), além das dificuldades que mostrou para explorar as saídas rápidas. O melhor que conseguiu foi um cabeceamento de Rúben Gonçalves a rasar o poste (28’) após um lançamento lateral longo.

O Benfica foi controlando a vantagem com bola, mas sem conseguir furar a defensiva organizada dos poveiros, pelo que o intervalo veio com poucas oportunidades para os dois lados.

Roger Schmidt lançou João Mário para a segunda parte, por troca com Neres, e Ristic teve mesmo de render Grimaldo no corredor esquerdo (saiu aos 55' com problemas físicos), numa altura em que o Varzim começava a chegar mais vezes à área encarnada.

Aos 65' Diogo Ramalho obrigou Vlachodimos a uma defesa muito apertada com um cruzamento/remate, e na resposta um belo passe de Enzo deixou Chiquinho na cara de Ricardo Nunes – valeu a intervenção de Tito Júnior a afastar o perigo.

Os encarnados procuravam o golo da tranquilidade, que chegou já perto dos 80'. Chiquinho recebeu na grande área num lance de insistência e tocou para a zona do penálti, onde apareceu Enzo para um remate certeiro de primeira. O médio festejou batendo a mão no símbolo do Benfica, apontando depois para o chão, como quem diz que vai ficar.

Veja o golo de Enzo

Com o resultado praticamente decidido, Ristic ainda podia ter feito o 3-0 e Areias deixou os poveiros perto do golo de honra, num remate em jeito que rasou o poste da baliza de Vlachodimos, já depois da entrada de Ludovic para o último jogo da carreira.

Com este triunfo, o Benfica junta-se ao Famalicão, que afastou o Leixões no prolongamento, com os encarnados a deslocarem-se nos quartos de final a casa do vencedor do dérbi minhoto entre SC Braga e Vitória de Guimarães.