A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, quis hoje homenagear os atletas portugueses para garantir que o desporto continue a ser um fator de inclusão e de igualdade e a encher de orgulho os portugueses.

"Homenagear estes atletas todos é a demonstração de que nós temos investido ao longo dos tempos, que temos belíssimos atletas que nos enchem de orgulho e, por isso mesmo, aquilo que quisemos hoje foi, numa ligação entre o passado, com a presença aqui dos medalhados olímpicos, e as novas gerações, garantir que o desporto continue a ser fator de inclusão, fator de igualdade, fator de integração, que encha os portugueses todos de orgulho", afirmou.

Para a governante, "não há uma modalidade rainha, há várias modalidades", por isso "é importante também puxar as novas gerações para a prática do desporto", realçando as unidades de alto rendimento, "tão importantes para que [os jovens atletas] consigam conciliar aquilo que são as suas perspectivas académicas, mas também aquilo que são as suas vontades de prática do desporto".

"Assim como uma das coisas mais importantes destes últimos tempos é também esse reconhecimento no pós-carreira, por isso, o diploma que aprovámos recentemente do pós-carreira, para que as pessoas que deram tanto ao seu país em nome de uma modalidade desportiva possam também conseguir continuar, prosseguir os seus estudos ou mesmo ingressar no mercado de trabalho", disse.

A ministra falava à margem da entrega dos Prémios de Mérito Desportivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, que decorreu em Lisboa.