Para retomar a atividade física, depois de muito tempo parado, é importante começar gradualmente, aumentando aos poucos a intensidade e a duração dos exercícios. É também importante consultar um médico, para uma avaliação física, e não esquecer os alongamentos antes e depois do treino, para prevenir lesões, bem como prestar atenção à alimentação, dando atenção à hidratação.

Fundamental é, também, o descanso entre os treinos, para permitir a recuperação do corpo.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Porém, muitas vezes, por variadas razões, mesmo cumprindo todos esses pressupostos, acabamos por desistir demasiado depressa depois do retomar da atividade física. Aqui ficam seis dicas para, depois de se voltar a fazer exercício físico, tal não acontecer.

Estabelecer metas realistas

Antes de começar os treinos, é fundamental ponderar possíveis limitações, pensar nos equipamentos necessários e à disposição e traçar objetivos a curto e médio prazo. E essas metas têm de ser realistas e possíveis de alcançar, mediante os meios ao dispor e os horário possíveis.

Recomeçar devagar

Ninguém melhor que o o próprio atleta conhece o seu corpo. É, pois, importante perceber que a atividade física comece por ser feita com um ritmo e intensidade reduzidas, aumentado progressivamente. É recomendado começar devagar e manter um compromisso de exercício físico a médio prazo para colher realmente benefícios ao nível da saúde e bem-estar.

'Ouvir' o corpo

A segurança e proteção do corpo devem ser asseguradas e é importante estar atento às 'mensagens' que o corpo vai dando, de forma a protegê-lo de eventuais lesões que podem surgir quando se volta a fazer exercício depois de estar parado durante algum tempo.

Escolher a atividade física certa

A prática de exercício físico tem efeitos benéficos não só no corpo, mas também para a mente. Por isso, é muito importante que a atividade física escolhida vá de encontro ao gosto de cada um, sob pena de se voltar a deixar de fazer exercício ao fim de pouco tempo.

Variar os treinos

Para manter a motivação, é bom experimentar diferentes atividades e combinar exercícios aeróbicos com fortalecimento muscular.

Partilhar a atividade física com um amigo

Outra forma de encontrar motivação e não deixar a prática de qualquer atividade física pouco tempo depois de a retomar é partilhar essa prática com alguém. Encontrar amigos ou familiares que se tornem parceiros na prática dessa atividade constitui um incentivo extra para que essa prática perdure no tempo.