Adeus Keizer, até breve Leonel Pontes e olá Silas
O mês de setembro começou com a revogação do contrato do Sporting com o treinador holandês Marcel Keizer. Leonel Pontes foi o homem que se seguiu no comando técnico dos leões. Porém, o antigo técnico do Marítimo não havia de chegar nem ao final do mês. Os maus resultados persistiam e, no dia 27, o presidente Frederico Varandas apresentou Silas como novo treinador da equipa de futebol.
Fora das quatro linhas dos relvados, nem tudo eram más notícias para os sportinguistas. Os verdes e brancos conquistaram pela primeira vez a Taça Continental de hóquei em patins, ao bater o FC Porto, por 3-2, em Lisboa.
Foi também no início do mês que o Benfica conquistou a Supertaça feminina de futebol, ao bater o campeão nacional Sporting de Braga por 1-0, em Tondela. Setembro ficou também marcado para o Benfica, uma vez que o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu não levar a julgamento a SAD do Benfica no âmbito do processo 'e-toupeira', mantendo a decisão instrutória.
Arrancam as competições europeias para as equipas portuguesas de futebol
A primeira jornada da Liga Europa ficou ainda marcada por ter quatro equipas portuguesas em ação, a jogarem, maioritariamente, às quintas-feiras, para agrado dos amantes de futebol. Porém, esta estreia na Liga Europa 2019/20 apenas correu bem ao FC Porto, tendo sido a única equipa a vencer o respetivo encontro.
As melhores imagens do mês de setembro
Já na Liga dos Campeões, o Benfica entrou a derrapar em casa com o Leipzig (2-1).
Ainda em questões de justiça no futebol, o Ministério Público acusou Rui Pinto, fundador do Football Leaks, por factos apurados na investigação relacionada com a tentativa de extorsão à Doyen e com acessos ilegais aos servidores do Sporting.
Famalicão, a equipa sensação do campeonato português
No campeonato português, Famalicão foi apelidado de ‘equipa sensação’ por ter conseguido permanecer o mês inteiro no primeiro lugar da tabela, dando azo a muito destaque na imprensa nacional e estrangeira.
A norte, em Vila Real, o FC Porto conquistou a sua sétima Supertaça de basquetebol, ao vencer a Oliveirense por 92-69.
Futebol de Praia e João Vieira em alta
Nas modalidades, Portugal tornou-se na primeira seleção a conquistar por seis vezes a Liga europeia de futebol de praia, ao vencer a Rússia por 4-2, na Figueira da Foz, e João Vieira conquistou a medalha de prata dos 50 km marcha nos Campeonatos do Mundo de atletismo, em Doha.
Messi, o melhor jogador do ano da FIFA
Nas distinções mais importantes do ano, o argentino Lionel Messi conquistou pela sexta vez o título de melhor jogador do ano da FIFA, prémio agora denominado 'The Best’, tendo superado a concorrência formada pelo português Cristiano Ronaldo e o holandês Virgil van Dijk.
No surf, o português Frederico Morais garantiu um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, ao assegurar que vai terminar os Mundiais de surf, a decorrem em Miyazaki, no Japão, como o melhor europeu.
No ténis, a canadiana Bianca Andreescu venceu o US Open na sua estreia, após bater a norte-americana Serena Williams, enquanto o espanhol Rafael Nadal conquistou o 19.º título do Grand Slam, ficando a um de Roger Federer.
A Espanha sagrou-se campeã mundial de basquetebol pela segunda vez, ao bater a Argentina por 95-75, em Pequim, e, no ciclismo, o esloveno Primoz Roglic venceu a Volta a Espanha em bicicleta.
Comentários