
Treinar em casa pode ser a solução perfeita para quem não quer ir ao ginásio e prefere ficar no conforto do seu espaço. No entanto, esta prática poderá trazer algumas dificuldades e há erros que podem atrapalhar a sua eficácia.
O exercício físico deve fazer parte da sua rotina para que se mantenha saudável e ativo fisicamente, deixando para trás a preguiça e o sedentarismo.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Depois de um dia de trabalho, a motivação pode ser complicada de sentir e é provável que seja tentado a manter-se sentado no sofá. Contudo, não deixe que estar em casa coloque em causa o seu compromisso e saiba os erros que não deve cometer.
Saiba os erros mais comuns se treina em casa
1 - Deixar o treino para depois
A preguiça pode ser o seu maior inimigo e, como está em casa, a tentação é deixar o treino para amanhã. É fácil ceder à tentação e procrastinar, mas saiba que isso poderá ser o suficiente para quebrar o ritmo e colocar em causa os resultados.
Quanto mais atrasa o treino, mais dificuldades terá em recomeçar. Mesmo que a motivação lhe falte, vá treinar e verá que se sentirá muito melhor no final da prática.
2 - Falta de planeamento
Esta é uma dica que deverá seguir, no ginásio ou em casa. Se quer começar a praticar atividade física, deve elaborar um plano de treino e definir um objetivo de treino.
É recomendável que defina metas realistas e que saiba que tem condições para as cumprir e saiba qual o principal objetivo que tem: perder peso, ganhar massa muscular, etc.
3 - Não interrompa o treino
Se vai interromper o treino para ir ao telemóvel, enviar uma mensagem ou escolher a próxima música, vai distrair-se das suas motivações. O ideal é levar uma garrafa de água para perto de si, escolher uma playlist que dure o seu tempo de treino e desligar as notificações dos dispositivos móveis.
4 - Não aquecer/alongar adequadamente
O aquecimento antes do treino, bem como os alongamentos no final, costumam ser negligenciados e desvalorizados. Estas duas práticas são essenciais para prevenir lesões, ativar a circulação sanguínea e reduzir as dores musculares no pós-treino.
5 - Falta de descanso
Não é por estar em casa que deve treinar exaustivamente, mais do que o seu corpo aguenta. Treinar todos os dias pode ser nocivo, uma vez que o descanso é essencial para não chegar ao 'overtraining'. A recuperação muscular é necessária para que o desgaste não coloque em causa a sua condição física e mental.
6 - Não ignore a técnica
Se está em casa, é muito provável que treine sem a supervisão de alguém especializado e é fácil que se possa descuidar no que à técnica diz respeito.
A má técnica pode levar a que os resultados sejam negligenciados, podendo aumentar o risco de lesões.
7 - Sempre o mesmo treino
Este é um erro comum e que pode comprometer a sua vontade/motivação. A monotonia pode aumentar a sua preguiça e deixá-lo sem vontade de sair do sofá para se exercitar. As rotinas podem levar a um desgaste mental e é recomendável que varie o seu treino.
Esta é uma dica essencial para manter a motivação, mas também para introduzir novos exercícios que possam desafiá-lo a diferentes níveis de treino.
Bons treinos!
Comentários