Stephanie Louise Gilmore, nascida na Austrália a 25 de janeiro de 1988 é até hoje considerada uma das maiores referências do surf mundial, tendo sido coroada no ano passado como a maior surfista feminina de todos os tempos, um título pelo qual a própria não se deixa envolver em demasia.

O nosso desporto está sempre a mudar, e existem tantas ondas diferentes que eu nunca surfei e condições que constantemente me desafiam, por isso é difícil aceitar o título de 'a melhor de todos os tempos'. A primeira coisa em que pensei quando conquistei o título foram os erros que cometi e os lugares onde sei que tenho margem para melhorar. Essa é apenas a minha reação natural a esses momentos - sempre há espaço para melhorar. É isso que me faz continuar", disse em entrevista.

Aos 9 anos, Stephanie conseguiu por-se de pé em cima de uma prancha de surf, e desde então nunca mais parou. Aos 17 a australiana já era convidada para participar no circuito mundial enquanto 'wildcard', tendo ganho a sua primeira competição em 2005 no "Roxy Pro Gold Coast", na Austrália.

Desde então Gilmore soma oito títulos mundiais (2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2014, 2018, 2022), tendo sido recebida no "Hall of Fame" do surf em 2010, ano em que também foi reconhecida na gala "Laureus World Sports Awards" como a Atleta de Desportos de Ação do Ano.