Foi no final da passada semana que tudo aconteceu. A RTVE, televisão estatal espanhola, transmitia as primeiras eliminatórias da categoria de 50 metros livres na natação. Em prova estava Shawn Dingilius-Wallace, nadador da ilha de Palau, na Oceânia, e, quando a câmara percorreu o elenco de nadadores, parou alguns segundos em Shawn, cujo físico não era aquele que mais habituados estamos a ver num nadador olímpico.

Os comentadores espanhóis da prova reagiram de forma jocosa ao aparecimento do atleta olímpico devido ao seu físico, com palavras irónicas e risos abafados.

Vários jornais do país vizinho deram conta de que a TVE estava a ser fortemente criticada pela forma como os seus comentadores reagiram à aparência física do referido nadador. Nas redes sociais foram muitos os comentários negativos um pouco por todo o lado.

Shawn Dingilius-Wallace, por seu lado, acabou por não se qualificar para a ronda seguinte, mas na sua eliminatória ficou à frente do adversário que surgia a seu lado nos blocos de partida e que exibia um corpo bem mais condizentes com os parâmetros que nos habituámos a ver nos Jogos Olímpicos.

Nas redes sociais houve muitas palavras de apoio para o nadador do Palau, com muitos internautas a identificarem-se com ele.

Shawn nasceu em 1994 na pequena ilha de Palayu, que não tem mais do que 17 mil habitantes, mas vive nos EUA desde os seis anos e foi aí que se lançou no mundo da natação. Já tinha estado nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, e é de longe o melhor nadador do seu país, com vários recordes nacionais, apesar dos seus 93 quilos de peso. Mede 1.84 metros.

Há alguns anos, falhou o ingresso na Missouri University of Science and Technology, ficando provado de melhores treinadores e métodos de treino. Teve, então, de fazer tudo por sua conta, numa piscina local. "Não é nenhum problema. Não estou a competir contra eles mas contra mim próprio e, honestamente, a maioria das pessoas tem apoiado a minha carreira na natação. Tenho ignorado todos os comentários negativos", chegou a afirmar.