O atleta português Marco Fortes mostrou-se esta terça-feira muito motivado para encarar a participação nos Jogos Olímpicos Londres2012, mas garantiu que não vai competir com o pensamento numa medalha, porque isso acabará por distraí-lo do essencial.
«A ideia de pensar em ir buscar a medalha é errada, porque acabas por te distrair e deixar passar coisas que são mais importantes, como estar focado na competição, não esquecendo respeitar os adversários, que também têm ambições», disse o lançador de peso, durante a apresentação da equipa olímpica portuguesa de atletismo.
Apesar de admitir que «há atletas que sabem que estão mais perto [de alcançar uma medalha] do que outros», o atleta do Benfica frisa que «todos os atletas que estão no nível humano não pensam em ganhar medalhas».
Marco Fortes realçou que «está tudo em aberto» naquela modalidade, pois os «40 atletas» que vão estar em competição vão lutar todos pelo mesmo, «desde o líder mundial até ao homem que fecha o grupo».
Ainda assim, o lançador luso, que esteve presente nos Jogos Olímpicos Pequim2008, confessa estar «muito bem» fisicamente e mostra-se confiante numa boa participação, tendo em conta os resultados que alcançou na última semana de treinos.
«Bati todos os meus recordes de força, apesar de não me ter sentido muito bem nas semanas anteriores, e isso surpreendeu-me de uma forma muito motivante. Agora é tentar chegar lá, conseguir afastar os ‘fantasmas' e a pressão e tentar fazer o que faço todos os dias no treino», referiu.
Contudo, Marco Fortes lembra que apenas durante a competição se saberá «se as coisas são tão boas» quanto o previsto e que as expectativas têm de estar exclusivamente centradas na «forma física e no executar bem».
«Preocupo-me apenas em estar a um nível elevado e, se conseguir chegar a uma final, tudo pode acontecer. A partir do momento em que possa chegar a uma final, poderei ter argumentos para ombrear com os melhores», adiantou.
A qualificação do lançamento do peso tem lugar no dia 03 de agosto, da parte da manhã, enquanto a final se disputa no mesmo dia, à noite.
Comentários