Uma obra do artista português Mário Pires Cordeiro, que representa as cores e paisagem arquitetónica de Londres, foi escolhida para decorar o bar do centro de imprensa no parque olímpico.
A pintura, de grande dimensão, foi escolhida num concurso feito a nível nacional em universidades de arte britânicas e que pretendia que reproduzissem as divisas dos Jogos Olímpicos, "Mais Rápido, Mais alto, Mais Forte" e, dos Paralímpicos, "Espírito em Movimento".
Porém, o artista português optou por representar na obra, intitulada "Higher", «as cores e formas da cidade», usando tons castanhos, pretos, vermelho, azuis ou verdes em quatro hexágonos ligados entre si.
«As cores fazem parte de uma recolha que tenho vindo a fazer e que resultaram numa paleta cromática da própria cidade, como portas de casas, jardins, tintas usadas nas casas, os tijolos», explicou Mário Pires Cordeiro à agência Lusa.
As formas geométricas, acrescentou, representam a «arquitetura que neste momento é a nova identidade da cidade», nomeadamente os arranha-céus como o "Gherkin" e o recém inaugurado "Shard", ou as linhas angulares do estádio olímpico.
O trabalho de Mário Pires Cordeiro, atualmente estudante de doutoramento no Chelsea College of Art and Design, ocupa toda a parede de fundo do bar do centro de imprensa.
Sam Burford, Deborah Mills e Mehri Imani foram os outros vencedores da competição, que estarão apenas acessíveis aos cerca de 21 mil jornalistas e também técnicos das televisões e rádios.
Natural de Lisboa, o artista plástico português, de 37 anos, vive e trabalha entre as capitais portuguesa e britânica, tendo desenvolvido vários trabalhos que refletem o «interesse no campo das tendências da cor e na especulação cromática», nomeadamente um conjunto de pequenos filmes e mapas a pedido da Cape Farewell Foundation.
Recentemente teve uma obra em vídeo no Cinema - Exposição de Vídeo-Arte em Portimão e a 26 de setembro vai inaugurar uma exposição individual na Galeria Presença, no Porto.
Comentários