A Confederação Geral do Trabalho (CGT), um dos principais sindicatos de França, anunciou hoje com greves no setor público durante os Jogos Olímpicos Paris2024, a decorrer de 26 de julho a 11 de agosto.

O anúncio da CGT, que irá apresentar avisos de greve no início de abril, surge pouco dias após o presidente do comité organizador de Paris2024, Tony Estanguet, ter pedido uma trégua social durante o evento, implorando que "não estragassem a festa".

A secretária-geral da CGT, Sophie Binet, acusou o governo de ignorar alertas sobre bónus e compensações para funcionários públicos que serão mobilizados durante os Jogos Olímpicos.

“Há meses que repetimos a mesma coisa e ninguém se importa. Os Jogos significam que centenas de milhares de trabalhadores serão afetados”, garantiu a secretária-geral da CGT.

Entretanto, foram iniciadas negociações em diferentes setores para combater um conflito social na polícia, nos transportes e nos serviços hospitalares, a fim de compensar as férias adiadas e as horas extraordinárias durante o verão.