Espanha, atual campeã mundial, e Estados Unidos apuraram-se hoje para os quartos de final do torneio feminino de futebol de Paris2024, numa segunda ronda que manteve em aberto as aspirações do Canadá, campeão olímpico em título.

Na sua primeira participação olímpica, as espanholas asseguraram a segunda vitória em dois jogos, ao baterem a Nigéria, pela margem mínima, por 1-0, em jogo do Grupo C, disputado em Nantes, graças a um golo de livre direto de Alexia Putellas, aos 85 minutos.

A campeã do Mundial2023, que lidera o Grupo C, com seis pontos, garantiu a passagem aos quartos de final uma vez que, na pior das hipóteses, será sempre uma das duas melhores terceiras, enquanto a Nigéria é quarta e última, sem pontos.

No outro jogo deste agrupamento, entre duas equipas agora empatadas com três pontos, o Japão venceu o Brasil, por 2-1, com reviravolta no marcador no período de compensações da segunda metade.

As brasileiras adiantaram-se com golo de Jhennifer, aos 56, mas as nipónicas, que tinham desperdiçado uma grande penalidade aos 45+2, deram a volta ao resultado com golos de Saki Kumagai, aos 90+2, de penálti, e Momoko Tanikawa, aos 90+6.

Na terceira ronda, na quarta-feira, a Espanha defronta o Brasil e o Japão enfrenta a Nigéria.

No Grupo B, os Estados Unidos, tetracampeões olímpicos, também alcançaram o apuramento para a fase a eliminar do torneio feminino de futebol de Paris2024, ao baterem a Alemanha, por concludentes 4-1.

Sophia Smith, aos 11 e 44 minutos, Mallory Swanson, aos 26, e Lynn Williams, aos 89, marcaram para a formação norte-americana, enquanto Giulia Gwinn, aos 22, assinou o tento das germânicas.

No Allianz Riviera, em Nice, houve ‘festival’ de golos no Austrália-Zâmbia (6-5), encontro em que as australianas, com quatro golos na segunda metade, anularam uma desvantagem de três golos (5-2), com um ‘hat-trick’ de Barbra Banda pelas africanas.

Alanna Kennedy, aos sete minutos, Hayley Raso, aos 35, Ngambo Musole, na própria baliza, aos 58, Stephanie Catley, aos 65 e 78, e Michelle Heyman, aos 90, assinaram os seis golos da Austrália, contra tentos de Barbra Banda (01, 33 e 45+2), Racheal Kundananji (21 e 56).

Os Estados Unidos, líderes com seis pontos, serão pelo menos um dos melhores terceiros, enfrentando na quarta-feira a Austrália, terceira classificada com três pontos, na derradeira ronda, que também inclui a partida entre Alemanha, segunda com três pontos, e Zâmbia, quarta e última sem pontos.

No Grupo A, o mais equilibrado, o campeão olímpico em título Canadá, que tinha sido punido com a dedução de seis pontos por utilizar drones para espiar adversárias, continua a sonhar com o apuramento para os quartos de final.

As canadianas bateram a anfitriã França por 2-1, com golo decisivo nos descontos. As francesas abriram o ativo aos 42 minutos, por Marie-Antoinette Katoto, com as canadianas a igualarem por Jessie Fleming, aos 58, e a festejarem o triunfo aos 90+12, por Vanessa Gilles.

Neste agrupamento, a Colômbia venceu a Nova Zelândia por 2-0, com golos de Marcela Restrepo, aos 26 minutos, e Leicy Santos, aos 72, e lidera com três pontos, os mesmos das francesas.

O Canadá, que soma duas vitórias em Paris2024, e a Nova Zelândia seguem sem pontos.

A terceira e última ronda, na quarta-feira, integra as partidas Canadá-Colômbia e França-Nova Zelândia.

No torneio feminino de futebol, apuram-se para os quartos de final os dois primeiros classificados de cada grupo e ainda os dois melhores terceiros.