A seleção feminina de voleibol dos Estados Unidos, campeã em Tóquio2020, vai defrontar a Polónia, nos quartos de final dos Jogos Olímpicos Paris2024, após o fim da fase preliminar do torneio.
Os outros embates que vão definir os semifinalistas vão opor o Brasil, que venceu o torneio olímpico em Pequim2008 e Londres2012 e arrebatou a medalha de prata nos últimos Jogos, à República Dominicana, a Sérvia à Itália e a China à Turquia.
A China, três vezes campeã olímpica em Los Angeles1984, Atenas2004 e no Rio2016, com um triunfo por 3-1 frente à Sérvia, e o Brasil, que venceu por 3-0 a Polónia, asseguraram as primeiras posições dos Grupo A e B, respetivamente, rumo aos quartos de final.
A derrota da Sérvia, , prata em Tóquio2020 e atual campeã do mundo, pelos parciais de 21-25, 25-20, 25-22 e 29-27, foi amenizada pelo facto de a seleção europeia também avançar para os ‘quartos’ com uma das duas melhores terceiras classificadas, juntamente com a República Dominicana.
No outro encontro do Grupo A, a seleção dos Estados Unidos, que em Tóquio2020 conquistou o seu primeiro cetro olímpico, venceu por 3-0 a França, pelos parciais de 29-27, 29-27 e 25-20, que apesar de ter dado boa réplica não conseguiu evitar a eliminação.
O Grupo A teve como vencedora a invicta China, com oito pontos, seguida dos Estados Unidos, segunda, com seis, da Sérvia, terceira, com quatro – que lhe valeu uma vaga para os ‘quartos’ -, e da anfitriã França, quarta, sem qualquer ponto conquistado.
No encontro para definir as duas primeiras posições do Grupo B, o Brasil, também vice-campeão mundial, venceu a Polónia, por 3-0, com os parciais de 25-21, 38-36 e 25-14.
O Brasil encerrou invicto a fase preliminar na primeira posição do Grupo B, com nove pontos, seguido da Polónia, segunda com seis, do Japão, terceiro com três, e do Quénia, quarto com zero.
O Grupo C ‘fechou’ no sábado com a invicta Itália em primeiro, com nove pontos, seguida da Turquia, campeã da Europa, em segundo com cinco, da República Dominicana, em terceiro com três – que lhe valeu uma vaga para os ‘quartos’ – e dos Países Baixos, em quarto com um.
Fora da fase a eliminar ficaram os lanterna-vermelha de cada um dos três grupos, França, Quénia e Países Baixos, assim como o Japão, pior terceiro classificado.
Comentários