O Fórum Nacional de Atletas reúne hoje, em Lisboa, aspirantes a Paris2024, pretendendo dotá-los de ‘ferramentas’ que permitam que cheguem aos Jogos Olímpicos preparados para evitarem “imprevistos, atropelos ou sobressaltos”, revelou Diana Gomes à Lusa.

“Queremos dar aos atletas a informação de tudo o que a comissão faz ao longo do ano. Neste fórum específico, queremos mostrar-lhes qual o caminho ou por onde eles podem ir até Paris2024. Para que lá cheguem muito melhor preparados, não só a nível físico, porque isso já o estão a fazer - e estou muito confiante em relação a essa preparação de cada um -, mas também em tudo o que os envolve além do desporto”, descreveu a presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).

Na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, estão reunidos desde a manhã de hoje desportistas que integram o Projeto Olímpico Paris2024, num fórum que aborda temas tão díspares como o contacto com a imprensa, as redes sociais ou os seguros médicos, “toda uma panóplia de questões que nem sempre estão na ponta da língua dos atletas”, como recordou Diana Gomes.

“Nós queremos demonstrar-lhe a quem podem pedir ajuda em cada situação. Quem me dera ter tido isso na minha altura. E acho ótimo que já consigamos estar a dar isto aos atletas, para que cheguem preparados, para que não haja tantos imprevistos, atropelos ou sobressaltos. Para que consigam ter já ferramentas, já uma base e desenvolvimento das suas capacidades a todos os níveis”, elencou.

Olímpica em Atenas2004 e Pequim2008, a antiga nadadora explicou à Lusa que este é um projeto que visa continuar até Los Angeles2028.

“[Nos próximos meses] vamos ter mais formações, vamos ter o Athlete Summit, mas esse abrange todos os atletas que já foram olímpicos. É um reencontro, já não será tanto o foco em Paris2024. E, depois, o próximo fórum exatamente como este será imediatamente a seguir aos Jogos Olímpicos, como forma de fazer uma retrospetiva: como correu, o que querem melhorar. E ficamos já com uma base de informações para Los Angeles”, completou a presidente da CAO.