O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, destacou esta terça-feira o «esforço e o mérito» dos 75 atletas portugueses que vão defender as cores lusas nos Jogos Olímpicos Londres2012 e mostrou-se confiante numa boa prestação.
«Tenho a certeza de que irão defender com muito brio o nosso país numa competição tão importante e tão alargada como são os Jogos Olímpicos. Portugal tem vindo a melhorar de forma importante a sua participação nos Jogos e isso deve-se sem dúvida a um esforço grande da sociedade, mas também pelo mérito dos nossos atletas e de um apoio empenhado do Estado», afirmou Passos Coelho.
O primeiro-ministro, juntamente com o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, recebeu hoje em São Bento uma pequena delegação da missão portuguesa que vai estar em Londres2012, que incluiu o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura.
«Se, por trás de cada adversidade, a nossa moral for abaixo, se o nosso esprito for de desistência, a adversidade torna-se insuperável, mas tenho a certeza que quem se prepara desta maneira está psicologicamente preparado para arranjar motivação e os resultados vão aparecer naturalmente», frisou Passos Coelho, antes de deixar uma mensagem de «boa sorte e orgulho» aos atletas lusos.
Poucos depois de oferecer a Passos Coelho um polo de treino da equipa olímpica portuguesa com o nome do primeiro-ministro, o presidente do COP enalteceu a dedicação dos atletas e o apoio financeiro dado pelo Estado à missão.
«Sem isso, não teríamos chegado aqui. Posso assegurar, vossa excelência, que, ao longo destes quatro anos, o COP, com a colaboração das federações, técnicos e atletas e todas a pessoas que fazem parte da equipa olímpica, trabalhou bastante para assegurar as melhores condições possíveis para a preparação dos atletas», disse Vicente Moura.
Em São Bento estiveram presentes sete atletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres2012 (Gustavo Lima, Sara Carmo, Diana Neves, Mariana Lobato e Frederico Melo, da vela, João Costa, do tiro, e David Rosa, do ciclismo).
A missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Londres2012, cuja composição definitiva, com 75 atletas, foi conhecida na segunda-feira, será a quinta mais numerosa em 23 participações de Portugal, vai competir em 13 modalidades e é a que terá o maior contingente feminino.
Entre os qualificados para competirem na capital britânica, vão estar 33 mulheres, o que representa 44 por cento do total de atletas lusos presentes.
Comentários