O presidente russo Vladimir Putin despediu-se este sábado da comitiva olímpica da Rússia numa cerimónia com honras de estado realizada no Kremlin.
Durante a Guerra Fria, as edições dos Jogos Olímpicos ficaram muitas vezes marcadas pela disputa de medalhas entre União Soviética e os Estados Unidos da América. Perante o clima de tensão entre as duas superpotências mundiais, os atletas de ambos os lados da muralha de Berlim eram vistos como agentes ao serviço do estado que representavam e as medalhas como vitórias ideológicas.
Com a dissolução da União Soviética, a Rússia perdeu muito do seu domínio nos Jogos Olímpicos algo que Vladimir Putin quer trazer de volta.
«Esperamos de vocês muitas vitórias e bons resultados», começou por dizer Putin aos atletas olímpicos russos na cerimónia de despedida realizada no Kremlin.
«Quero desejar-lhes boa sorte e lembrar-vos que sempre que vencerem a bandeira da Federação russa será hasteada nos estádios de Londres ao som do nosso hino. Espero que isso venha a acontecer o maior número de vezes possíveis», acrescentou o presidente russo.
«O desporto é acima de tudo acreditar em nós próprios e estarmos sempre a superarmo-nos a nós próprios. Mostrem-nos que são capazes de fazer isso», sentenciou Vladimir Putin.
Para dar uma motivação extra aos atletas russos, estive presente na cerimónia Nina Ponomaryova, vencedora da primeira medalha de ouro olímpica para a União Soviética, nos Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952.
A Rússia espera conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres de forma a reconquistar o seu estatuto de superpotência desportiva depois da desilusão nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2010, realizados em Vancouver, e do afastamento precoce da equipa de futebol no Euro2012.
O chefe do Comité Olímpico Russo, Alexander Zhukov, apontou como objetivo para estes Jogos Olímpicos a conquista de 25 medalhas depois da Rússia ter conquistado 23 medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Entre os atletas da comitiva russa destaque para o campeão mundial de salto em altura Andrei Silnov, a lançadora de martelo Tatyana Lysenko e a antiga estrela da NBA Andrei Kirilenko.
Comentários