Na terceira ronda do Grupo C, a Espanha segurou o primeiro posto, com cinco pontos, graças a um empate 1-1 com a Argentina, com golos de Mikel Merino, para os espanhóis, e de Tomas Belmonte, para os argentinos, que apesar dos mesmos quatro pontos do Egito, terminaram com menor diferença de golos e foram ultrapassados pelos africanos no segundo posto.
Com a vitória por 2-0 sobre a Austrália, numa partida dirigida pelo português Artur Soares Dias, os egípcios não só ‘carimbaram’ a passagem à próxima ronda, como ‘obrigaram’ os sul-americanos, vencedores do ‘ouro’ em 2004 e 2008, a ficarem-se pela fase de grupos em duas edições seguidas dos Jogos, algo que nunca tinha acontecido.
Já o rival e campeão olímpico em título Brasil venceu por 3-1, com um golo de Matheus Cunha e dois de Richarlison, e segue para os ‘quartos’, enquanto líder do Grupo D, com sete pontos, mais dois do que a Costa do Marfim, que empatou 1-1 com a Alemanha (‘prata’ no Rio2016) e ‘agarrou’ o apuramento.
O anfitrião Japão foi a única seleção a concluir a fase de grupos com um pleno de vitórias (nove pontos) e logo com uma goleada por 4-0 à França, construída com tentos de Takefusa Kubo, Hiroki Sakai, Koji Miyoshi e Daizen Maeda, jogador que representou o Marítimo em 2019/20.
Além do líder do Grupo A, segue igualmente para os ‘quartos’ o México, que bateu por 3-0 a África do Sul e garantiu o segundo posto, com seis pontos, mais três do que os gauleses, que estão fora de Tóquio2020 e fecharam a primeira fase com a pior registo defensivo entre as 16 equipas, com 11 golos sofridos.
Coreia do Sul e Nova Zelândia terminaram no primeiro e segundo lugares do Grupo B, respetivamente, e também se apuraram. Os sul-coreanos ‘atropelaram’ as Honduras, por 6-0, com destaque para o ‘hat-trick’ de Ui-Jo Hwang, ao passo que os neozelandeses seguraram um ‘nulo’ (0-0) com a Roménia e acabaram por beneficiar de uma melhor diferença de golos sobre os romenos.
O quadro dos quartos de final, cujos jogos estão agendados para sábado, ficou definido com os seguintes encontros: Espanha-Costa do Marfim, Japão-Nova Zelândia, Brasil-Egito e Coreia do Sul-México.
Devido à pandemia de covid-19, a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão foi adiada para este ano, decorrendo até 08 de agosto, em Tóquio.
Comentários