O ABC da Praia destronou a Académica do Sal e sagrou-se campeão cabo-verdiano de andebol, em sénior masculino, pela primeira vez na sua história. Em sénior feminino, a equipa vermelha da capital também venceu, revalidando o título da época passada.
Os títulos de campeão de andebol em masculinos e femininos ficaram na Cidade da Praia, com total domínio do ABC. Em femininos, o ABC que defendia o seu título, bateu o Amarante de São Vicente por 27-22, mostrando-se superior a formação do Mindelo.
Em masculinos, os rapazes da capital tiveram de suar e muito para destronar a Académica do Sal, campeão de Cabo Verde nas últimas cinco épocas.
A formação do Sal, mais experiente, começou por dominar os primeiros minutos do encontro. Mas o ABC, empurrado pelo seu público, conseguiu dar a volta e foi para o intervalo a vencer por 14-13.
No segundo tempo, a formação da capital cabo-verdiana foi gerindo o encontro, até o marcador final, fixado em 24-21. Um título inédito para a equipa do ABC.
Baca, um dos melhores jogadores em campo pelo ABC, era um homem eufórico no final da partida: «A nossa vantagem foi jogar como equipa. Hoje estivemos mais forte mentalmente, pois entramos em campo para ganhar, independentemente do adversário», disse Baca ao site asemanaonline.
Do lado da Académica do Sal, Omar era um dos mais inconformados. O jogador salense reconheceu que o adversário foi «um bocadinho superior», daí a sua equipa não ter renovado o título. O jogador afirma que agora é hora de ver o que correu mal, corrigir e voltar no próximo ano para levar o título para casa.
O campeonato de andebol de Cabo Verde esta época prestou homenagem a Manuel de Brito, "O Magnífico", antigo andebolista cabo-verdiano que fez história no Sporting Clube de Portugal.
Comentários