A seleção portuguesa feminina de andebol vai defrontar os Países Baixos, a República Checa e a Finlândia no Grupo 3 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, ditou hoje o sorteio.
Os Países Baixos foram campeões do mundo em 2019, enquanto a República Checa e a Finlândia falharam a fase final do Euro2022, tal como as lusas.
“Temos as nossas possibilidades de apuramento para o Europeu e é com esse intuito que vamos trabalhar. É um grupo que nos dá esperança, mas esta tem que ser assente numa evolução do nosso nível de jogo, das nossas atletas e dos nossos processos, para que possamos estar ainda mais convictos das nossas possibilidades”, analisou o selecionador José António Silva, em declarações reproduzidas no site oficial da Federação de Andebol de Portugal.
O técnico analisou ainda os três adversários que a seleção nacional terá pela frente nesta caminhada.
“Claramente que os Países Baixos estão num patamar muito acima de nós, mas vamos à luta como sempre. A República Checa qualificou-se agora para o Mundial e a Finlândia é uma equipa à qual teremos todas as possibilidades de ganhar. Independentemente da valia dos adversários, temos que nos concentrar no nosso trabalho e prepararmo-nos ainda melhor, num trabalho conjunto de todos, clubes, seleção e atletas”, completou.
Em 2008, as portuguesas tiveram a sua única participação em europeus da modalidade, tendo ficado em 16.º na Macedónia.
Um total de 31 seleções foram distribuídas por seis grupos de quatro e um de três equipas, por desistência da Grã-Bretanha, sendo que as duas primeiras de cada 'poule' avançam para a fase final, na qual já estão os organizadores Suíça, Áustria e Hungria, bem como a Noruega, como campeã em título.
Os quatro melhores terceiros colocados também se classificam para o Europeu, sendo que este ranking se faz contabilizando somente o número de pontos frente aos dois primeiros de cada ‘poule’.
Este será o primeiro Campeonato da Europa com 24 formações, que serão divididas em seis grupos de quatro em competição entre 28 de novembro e 15 de dezembro.
Comentários