A seleção portuguesa de andebol goleou hoje o Azerbaijão, por 36-12, repetindo o triunfo no jogo da primeira mão, e continua a sonhar com a primeira qualificação para um Mundial feminino, após ‘play-off’ disputado no Multiusos de Paredes.

Portugal iniciou o jogo com 13 golos de vantagem conquistados na primeira mão do ‘play-off’ de acesso ao Mundial de 2023, na quinta-feira, mas isso não tirou ambição ao combinado luso, novamente muito forte no arranque, logrando uma vantagem de três golos.

Para isso contou também a atenção da guarda-redes Jéssica Ferreira, inultrapassável nos primeiros ataques azeris, que ainda conseguiram reduziram para a diferença mínima, com quatro minutos e meio de jogo.

Foi o princípio do fim da resistência do Azerbaijão, com menos soluções no banco e uma qualidade de jogo bem inferior, bem evidente nas inúmeras perdas de bola em ataque e numa parca agressividade defensiva, permitindo inúmeros ataques rápidos e concretizações por parte de Portugal, que ao intervalo já vencia por 17-5.

O selecionador José António Silva voltou a mudar a equipa ao intervalo, repetindo o que fizera no primeiro jogo, mantendo elevado o ritmo de jogo e impedindo qualquer reação por parte das azeris, incapazes de travar a marcha do marcador.

Portugal fechou o jogo com 24 golos de vantagem. Maria Unjaque e Maria Pereira, com seis golos cada, foram as melhores marcadoras de Portugal, que terá ainda de disputar e vencer um derradeiro ‘play-off’ para lograr a primeira qualificação para um Mundial.

Ficha de jogo

Jogo no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Portugal – Azerbaijão, 36-12.

Ao intervalo: 17-5.

Sob a arbitragem de Barbora Bocakova e Lucia Janosikova, da Eslováquia, as seleções alinharam e marcaram:

- Portugal (36): Jéssica Ferreira, Patrícia Rodrigues (1), Adriana Lage (3), Maria Pereira (6), Patrícia Lima (2), Mariana Lopes (5) e Soraia Lopes (2).

Jogaram ainda: Nádia Rodrigues, Maria Unjaque (6), Sandra Santiago (4), Matilde Rosa, Mariana Brito, Leonor Gonçalves (3), Joana Pires (2), Nádia Rodrigues, Margarida Morais (2) e Isabel Góis.

Treinador: José António Silva.

- Azerbaijão (12): Azaliya Hasanova, Smagina, Abbasova (2), Rana Hasanova (3), Mikhalkovich (3), Bayramova (1) e Sharifova (1). Jogaram ainda: Mammadova, Ibrahimova, Aliyeva (1), Barbakazde (1).

Treinador: Azimov.

Assistência: Cerca de 800 espetadores