
Portugal integra o pote 2 do sorteio para o Europeu de andebol de 2026, que decorrerá na quinta-feira e que terá 24 seleções divididas por seis grupos de quatro na primeira fase da competição.
A seleção das ‘quinas’, quarta classificada no Mundial deste ano e que no Europeu de 2024 foi quarta classificada no grupo II da segunda fase, falhando a disputa pelo quinto lugar, integra o mesmo pote de Noruega, Islândia, Croácia, Espanha e Ilhas Faroé.
Como primeiros cabeças de série estão a campeã europeia em título, a França, bem como a Dinamarca, vice-campeã, a Suécia, terceira, e a Alemanha, quarta, juntamente com Hungria e Eslovénia.
Os potes foram determinados pelo ranking das seleções europeias e o campeonato decorrerá entre 15 de janeiro e 01 de fevereiro do próximo ano, coorganizado por Dinamarca, Suécia e Noruega.
O sorteio, que decorrerá em Herning, na Dinamarca, terá ainda Áustria, Países Baixos, Montenegro, República Checa, Polónia, Macedónia do Norte no pote 3, e Geórgia, Sérvia, Suíça, Roménia, Ucrânia e Itália no pote 4.
As equipas serão divididas em seis grupos de quatro para a Fase Preliminar, tendo em conta que seis países já foram selecionados para a mesma fase: do Pote 1, a Alemanha jogará no Grupo A em Herning, a Dinamarca no Grupo B em Herning e a Suécia no grupo E em Malmö.
Do Pote 2, a Noruega foi colocada no Grupo C, em Oslo, as Ilhas Faroé começam no Grupo D, também em Oslo, e a Islândia jogará no Grupo F em Kristianstad.
Portugal fechou no domingo o apuramento para o Euro2026 como primeiro do grupo 8 de qualificação, depois de vencer a Roménia por 34-33, em jogo disputado em Constanta.
Comentários