O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, elogiou hoje a “conquista histórica” da judoca Telma Monteiro, com o seu “currículo ímpar e invejável” a ser enriquecido com o sexto título europeu, garantido em Lisboa.
“Os anos passam e a Telma continua, incansável, a elevar-nos com novas conquistas. Hoje, alcançou a 15.ª medalha em campeonatos da Europa, mais de 65 em grandes competições internacionais”, destacou o dirigente, em texto publico no sítio oficial do Benfica.
Telma Monteiro, 10.ª do ranking mundial, amealhou nova medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, 15.ª da hierarquia, por 'ippon'.
Neste “indiscutível momento de orgulho e felicidade”, o líder ‘encarnado’ destacou o facto de sete medalhas de ouro, oito de prata e 10 de bronze terem sido alcançadas precisamente nas maiores provas internacionais.
Em causa, as suas participações em Jogos Olímpicos, destacando-se o bronze no Rio2016, campeonatos do Mundo, campeonatos da Europa e Jogos Europeus, que consubstanciam um “trajeto superiormente singular”.
“A Telma é um prestigiante exemplo do espírito de sacrifício, resiliência e dedicação ao trabalho. A sua excelência e capacidade de superação a todos inspiram e motivam. É uma vencedora. Um símbolo de uma modalidade, de um clube e de um país”, enalteceu, lembrando a ligação de 14 anos da atleta ao clube.
Antes da final, Telma tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.
Nestes europeus, Portugal assegurou hoje outro pódio, o primeiro de João Crisóstomo em grandes competições, com o bronze na categoria de -66 kg após superar o bielorrusso Dzmitry Minkou, por 'waza-ari'.
Comentários