A seleção portuguesa de judo perdeu hoje com a República Checa, por 4-1, na primeira edição do Campeonato da Europa de Equipas Mistas, que decorreu em Ecaterimburgo, na Rússia.

Com Wilsa Gomes (-57 kg), Ana Correia (-70 kg), João Almeida (-73 kg), João Martinho (-90 kg) e Diogo Silva (+90 kg), Portugal alcançou apenas uma vitória frente à República Checa, que venceu quatro.

Esta é a primeira edição da competição, criada para preparar os atletas europeus para o novo formato olímpico, dado que além da competição individual, os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 vão receber, pela primeira vez, uma competição de equipas mistas.

Na impossibilidade de participar no Campeonato da Europa de Equipas Mistas com atletas do Projeto de Preparação Olímpica, a Federação Portuguesa de Judo (FPJ) entendeu dar a oportunidade de participação a atletas que ainda não integram este projeto.

Yahima Ramirez (-78 kg) e Tiago Rodrigues (-90 kg) estavam inicialmente convocados, mas não integraram a comitiva portuguesa que viajou para a cidade russa de Ecaterimburgo.

A prova, promovida e incentivada pela União Europeia de Judo (UEJ), com o apoio da Federação Russa de Judo (FRJ), contou com a presença de 21 países Inscritos, envolvendo um total de 155 Atletas.