Este artigo tem mais de 10 anos
O atleta queixa-se da falta de apoios nos últimos anos.
O fundista Fernando Chioco, que em setembro foi terceiro classificado na Meia-Maratona Internacional de Luanda, declarou-se «indignado» com a falta de apoio, nos últimos anos, por parte da Associação Provincial de Atletismo de Benguela pelo que recusou-se a representar a província na são Silvestre de Luanda.
Fernando Chioco, que falava à Angop, avança que a falta de incentivos o impede de representar Benguela na 58ª edição da São Silvestre, preferindo fazê-lo a título individual, tendo como objetivo melhorar não apenas a classificação, mas também o tempo registado em 2012.
«Vou correr individualmente, porque recusei o convite [da associação], devido à falta de apoio a que estamos votados nos últimos anos», frisou, explicando que já vestiu a camisola da seleção de "Ombaka" nas edições 2010, 2011 e 2012 sem, contudo, ter recebido qualquer incentivo.
«Desta vez, não vou representar Benguela, porque estou zangado com tudo isso (…) nunca me deram nada e ainda tive o meu bilhete de identidade extraviado numa das minhas participações», afirmou, admitindo que, caso houvesse apoios, teria mudado de ideia.
«O ano passado fiquei na 38ª posição na classificação geral e, de entre os corredores angolanos, saí em 9º lugar», disse a jovem promessa do atletismo, apontando como meta para a São Silvestre 2013 o 20º posto na classificação geral e o 5º, no quadro dos atletas nacionais.
O fundista que venceu a 14 de dezembro a prova de apuramento de Benguela para a São Silvestre, com o tempo de 33.34,40 minutos, salientou que está a preparar-se desde o mês de Março para fazer face à competitividade dos corredores estrangeiros e nacionais.
Fernando Chioco mostra-se, também, cético quanto à participação dos atletas da seleção benguelense, visto que iniciaram os trabalhos de preparação a poucas semanas da São Silvestre.
Reagindo à posição do atleta, o vice-presidente da Associação Provincial de Atletismo de Benguela, Sebastião António, reconheceu que a integração do atleta na seleção local seria uma mais-valia para os objetivos competitivos traçados, mas justifica a ausência com o facto de Fernando Chioco não estar vinculado a nenhum clube, neste momento.
Comentários