Os próximos campeonatos da Europa de atletismo vão ser dotados com uma verba de 500 mil euros para premiar as melhores marcas obtidas em Roma, de 07 a 12 de junho, confirmou hoje a associação europeia da modalidade.

A EAA já tinha anunciado a intenção na reunião do seu conselho, em outubro, e agora vem especificar o total dos prémios por marcas, bem como a divisão da verba, que será repartida por 10 atletas.

As provas são divididas por cinco setores, tanto em masculinos como femininos, e cada um desses 10 melhores resultados, aferidos pela tabela internacional, vai valer 50 mil euros.

Os setores são velocidade e barreiras, meio fundo e fundo, lançamentos, saltos e estrada, provas combinadas e estafetas.

O pagamento de um prémio por marcas acontece pela primeira vez em Europeus, no 90.º aniversário da competição, que começou em 1934, em Turim, também na Itália.

Segundo a EAA, a inovação pretende dar mais prestígio ao evento, que este ano tem a forte competição, no calendário, dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Ainda não está decidido qual vai ser o modelo a adotar para prémios no futuro, com a EAA a esclarecer que vai estudar o assunto com base no 'feedback' obtido com este Roma2024.