Omar Elkhatib juntou-se hoje a João Coelho nas semifinais dos 400 metros dos Campeonatos da Europa de atletismo Roma2024, enquanto Cátia Azevedo, na mesma distância, foi eliminada.

O recordista nacional João Coelho (44,79) avançou diretamente para as meias-finais, mas o também velocista do Sporting teve de disputar as eliminatórias, superando esta fase com o tempo de 45,80 segundos, no segundo lugar da segunda série, atrás do suíço Lionel Spitz (45,37).

“O objetivo era chegar à semifinal, não me esforcei muito. Só queria guardar o segundo lugar e poupar as ‘baterias’ para as gastar na semifinal”, explicou o velocista natural de São Tomé e Príncipe, de 22 anos.

Omar Elkhatib terminou com o 11.º tempo das eliminatórias, avançado para as semifinais, que vão ser disputadas no domingo, a partir das 20:46 locais (19:46 em Lisboa).

Pelo caminho ficou Cátia Azevedo, com o 14.º registo na distância, 52,53 segundos, depois de ter sido quinta na primeira série dos 400 metros, cuja última apurada foi a suíça Giulia Senn, em 52,24.

“O objetivo era a semifinal. Não era a primeira vez que passava, pelo que sabia o que estava em jogo, mas, pela primeira vez, as condicionantes são diferentes e vim com um bocadinho de falta de ritmo para a competição”, explicou a velocista de Oliveira de Azeméis.

Na zona mista do Estádio Olímpico de Roma, em declarações à agência Lusa, a atleta do Sporting, de 30 anos, lamentou que a prova “não tenha corrido tão bem”.

“Eu estive parada algum tempo, o que condicionou a falta de ritmo nos treinos, de séries, e que fez a diferença na reta final. A confiança também é diferente. Eu estou bem, mas chego a jogo de uma forma diferente. Quando assim é, pode correr bem ou correr não tão bem, mas nem tudo é um mar de rosas e estou aqui para lutar”, prometeu.

Daqui para a frente, a recordista nacional da distância (50,59) espera mais sorte.

“Espero que seja melhor, só isso, porque eu mereço melhor”, desabafou, emocionada, Cátia Azevedo, que detém o melhor resultado português em Europeus, com o 11.º lugar em Amesterdão2016.

No masculino, o melhor desempenho luso na volta à pista foi o sétimo posto de Ricardo dos Santos em Berlim2018.