O norte-americano Grant Holloway, tricampeão mundial e vice-campeão olímpico dos 110 metros barreiros, melhorou esta sexta-feira o seu recorde mundial dos 60 metros barreiras em pista coberta, enquanto a sua compatriota Tia Jones igualou o máximo feminino.

Na altitude de Albuquerque (1.619 metros), Holloway, de 26 anos, marcou 7,27 segundos nas meias-finais da respetiva prova dos campeonatos dos Estados Unidos, retirando dois centésimos de segundo ao anterior máximo mundial, os 7,29 de 2021 e 2022.

O velocista, que decidiu depois não disputar a final, somou a sua 60.ª vitória consecutiva na distância, não contando qualquer derrota em sete anos, ele que tem seis das sete melhores marcas na distância.

Holloway apresentou, assim, a sua candidatura ao ouro nos Mundiais de pista coberta, que se realizam em Glasgow, na Escócia, de 01 a 03 de março, e para os quais de qualificou diretamente na qualidade de detentor do título.

Por seu lado, Tia Jones igualou o recorde mundial dos 60 metros barreiras femininos, ao marcar 7,67 segundos, o mesmo registo conseguido em 11 de fevereiro por Devynne Charlton, das Bahamas, em Nova Iorque.

Tia Jones, de 23 anos, alcançou esta marca nas meias-finais dos campeonatos dos Estados Unidos, para, depois, vencer a final em 7,68 segundos, o terceiro melhor tempo da história.