O atleta queniano Matkew Kisorio e o marroquino Aziz Lababi são os cabeças de cartaz da 11.ª edição da meia maratona do Porto, prova que vai ser disputada no domingo por mais de 13.000 atletas.
Aos corredores citados, juntam-se mais de duas dezenas de outros nomes de elite já confirmados, alguns deles com resultados nos 21,095 quilómetros abaixo de uma hora.
Na elite portuguesa, nota para as presenças de Catarina Ribeiro e Sara Moreira (Sporting), Salomé Rocha (Benfica) e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha). Enquanto no setor masculino destacam-se Rui Pedro Silva e Pedro Ribeiro (Sporting), Daniel Pinheiro (Maia AC) e Manuel Mendes (Vitória de Guimarães).
À meia maratona, soma-se uma segunda prova, a mini-maratona de seis quilómetros, tendo ambas início às 10:00 na Avenida Paiva Couceiro, por baixo da ponte do Freixo, no Porto, e chegada ao Jardim do Cálem, no Fluvial, depois de um percurso que também inclui passagens pelo concelho de Vila Nova de Gaia.
Hoje, Jorge Teixeira, responsável pela organização a cargo da Runporto, avançou que estão atualmente inscritos 10.000 atletas, estimando-se que o número ultrapasse os 13.000, e perspetivou um evento "fantástico", lembrando que "o atletismo ganha dia após dia cada vez mais adeptos".
A organização também avançou como novidade o facto de este ano a prova poder ser acompanhada em direto através do sítio oficial da Runporto na Internet.
Na 11.ª meia maratona do Porto estão inscritos atletas dos cinco continentes, num total de 961 estrangeiros oriundos de 41 países.
A atleta mais experiente chama-se Engrácia Ferreira e tem 65 anos, enquanto Pacheco Lopes, de 80 anos, será o mais velho em competição.
Comentários