João Vieira terminou hoje a prova de 50 km marcha nos Campeonatos do Mundo de atletismo, em Londres, satisfeito e com o sentido de dever cumprido.

"Estou satisfeito, com o dever cumprido, depois de muitas dificuldades na última semana. Consegui suportar e entrar dentro do andamento da prova e chegar ao final", afirmou o atleta, de 41 anos.

João Vieira foi hoje o melhor português nos 50 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, que decorrem em Londres, ao terminar na 11.ª posição, numa corrida que foi ganha pelo francês Yohann Diniz.

O atleta português terminou a prova com o tempo de 3:45.28 horas enquanto o outro luso em prova, Pedro Isidro, foi 32.º, com 4:02.30.

Para Vieira, este "foi um bom resultado", próximo do recorde nacional, quando o objetivo era apenas acabar a prova, sobretudo para "ganhar experiência e confiança".

O veterano prometeu agora "continuar em frente" até aos Jogos olímpicos de Tóquio2020 e dedicar-se a esta distância.

Já Pedro Isidro contou como sofreu um "percalço" durante a prova devido às palmilhas dos sapatos, que começaram a sair dos pés.

"Tive de parar para tirar as duas. É óbvio que o conforto do pé já não foi o melhor", lamentou.

Mesmo assim, mostrou-se "contente" por ter terminado a prova, que seis atletas não conseguiram acabar, enquanto nove foram desclassificados.

Tricampeão europeu, em 2006, 2010 e 2014, e detentor do recorde do mundo, com 3:32.33, Yohann Diniz sagrou-se pela primeira vez campeão mundial, com o tempo de 3:33.11 horas, novo recorde dos campeonatos.

Os japoneses Hirooki Arai, prata, com 3:41:17, e Kai Kobayashi, bronze, com 3:41:19, completaram o pódio desta prova.