Paulo Bernardo (Lista A), Domingos Castro (B) e Fernando Tavares (C) são os candidatos à sucessão de Jorge Vieira, que termina o seu terceiro e último mandato na Federação Portuguesa de Atletismo.
As eleições para os órgãos sociais da FPT para o próximo ciclo olímpico, que culmina em Los Angeles2028, estão agendadas para o dia 08 de novembro, entre as 19:30 e as 21:30, na sede da federação, de acordo com a convocatória da MAG.
As eleições estão marcadas para sábado, entre as 15:00 e as 17:00, no auditório do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa, tendo como eleitores 65 delegados.
As eleições estão marcadas para sábado, entre as 15:00 e as 17:00, no auditório do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa, tendo como eleitores 65 delegados.
As eleições para a FPA vão realizar-se no sábado, entre as 15:00 e as 17:00, no auditório do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa.
As eleições da FPA estão, para já, marcadas pela exclusão da Lista B, encabeçada por Domingos Castro, que avançou com uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e no Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS).
Jorge Vieira cumpre no atual ciclo olímpico o seu terceiro e último mandato, após ter derrotado por duas vezes António de Carvalho Nobre, em 2016 e em 2020, e Leonel Carvalho, em 2012.
A ação judicial visa não só revogar o afastamento das eleições de sábado da lista encabeçada por Domingos Castro, como a impugnação do ato eleitoral agendado, confirmou a mesma fonte.
De acordo com nota publicada no site da FPA, a MAG indeferiu, por unanimidade, a reclamação da lista do antigo atleta, numa decisão apoiada por um parecer jurídico.
Em comunicado, Carlos Moia, presidente do MCP, considerou que “a corrida às inscrições, que esgotaram a cinco meses da partida, é um reflexo da popularidade global da prova, que tem crescido ano após ano”.
A lista de Domingos Castro, de 60 anos, conta com os antigos atletas Paulo Guerra e Sara Moreira como candidatos a vice-presidentes e de Carlos Paula Cardoso, ex-presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para a liderança da MAG.
Paulo Bernardo anunciou que pretende retirar a candidatura, e instou Fernando Tavares a que também o faça, no seguimento da rejeição pela Mesa da Assembleia Geral da lista de Domingos Castro.
A maratona de Lisboa de 2024 realiza-se no domingo, com partida em Cascais, às 08:00, e chegada à Praça do Comércio, em Lisboa, num percurso totalmente à beira do mar e do rio Tejo.
O objetivo final de Paulo Bernardo, expresso em carta hoje divulgada, é que "possa ser iniciado um novo processo eleitoral, com o objetivo de eleger a melhor equipa para liderar o atletismo português".
Segundo a Mesa da Assembleia Geral, a Lista B fica impedida de concorrer devido a apresentação fora de prazo e o não suprimento de irregularidades verificadas na apresentação das listas
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.