A atleta portuguesa esteve em penúltimo lugar durante a maior parte da prova, mas arrancou nos últimos 200 metros, ultrapassando rivais do Uganda, Itália, Etiópia e Quénia, antes de cortar a meta.
Armand Duplantis, que há muito compete apenas contra si próprio, é uma das grandes estrelas dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista curta, na China.
Apontar para mais medalhas é agora mais 'complicado', com a entrada em cena de atletas dos Estados Unidos e africanos, mas Salomé Afonso e Isaac Nader (1.500 metros) e Auriol Dongmo (lançamento do peso) podem estar na luta pelos pódios.
Entre os atletas presentes estão os portugueses Isaac Nader, Abdel Larrinaga, Gerson Baldé, Auriol Dongmo, Jessica Inchude, Patrícia Silva e Salomé Afonso.
Portugal despediu-se com duas medalhas, um dia depois de Jessica Inchude ter repetido a vitória de 2023 no peso, ficando no 14.º lugar da classificação coletiva, com 19 pontos.
Mariana Machado igualou o número de triunfos nos Nacionais de corta-mato curto da recordista Anália Rosa, que tinha vencido, entre 2000 e 2006, cinco das primeiras sete edições da prova.
Todos os seis lançamentos que a atleta portuguesa fez serviam para conseguir o primeiro lugar, abrindo o concurso com 18,71 metros, conseguindo nos seguintes 18,74, 19,03, 18,67 e 18,69, antes de terminar com os 19,21.
O atleta de 28 anos é acusado pela UIA de “evitar, recusar ou não se submeter à coleta de amostras”, facto que lhe poderá custar uma pena até quatro anos.
Em 13 de janeiro último, o atleta, de 31 anos, rescindiu o contrato com os ‘encarnados’, que era válido até ao fim dos Jogos Los Angeles2028, alegando divergências irreconciliáveis.
Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) divulgou os ‘eleitos’ para a 20.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista curta, a disputar na cidade chinesa de Nanjing, entre 21 e 23 de março.
Em 13 de janeiro último, o atleta, de 31 anos, rescindiu contrato com o Benfica, que era válido até ao fim dos Jogos Los Angeles2028, alegando divergências irreconciliáveis.
Desde os Europeus de Munique2022 que Lavillenie não integrava a seleção de França, tendo mesmo falhado os mínimos para os Jogos Olímpicos no ano passado.
De fora ficam, entre outros, Tiago Pereira (triplo) e João Coelho (400 metros), finalistas nos Europeus e que nos últimos Mundiais foram, respetivamente, bronze e quarto.
Portugal concluiu no domingo a melhor participação de sempre em Europeus de atletismo ‘indoor’, em Apeldoorn, nos Países Baixos, onde superou as três medalhas de Valência1998, Torun2021 e Istambul2023, mesmo sem nenhum ouro
A melhor classificação nacional na distância em Europeus sob telha é o segundo lugar em Gent2000 de Rui Silva, que detém ainda o recorde nacional (07.39,44, também desde 2000).
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.