O sorteio do torneio pré-olímpico de basquetebol em ambos os sexos, que terá participação da selecão masculina de Angola, realiza-se no dia 26 deste mês, em Mies (Suíça), informou a FIBA.
A cerimónia está marcada para as 18h30 (hora de Angola), no House of Basketball, na localidade suíça de Mies, indica um comunicado da FIBA.
O órgão reitor do basquetebol no mundo informa também que a cerimónia será transmitida em direto pelo canal FIBA Youtube.
O torneio pré-olímpico é uma segunda chance que a FIBA dá aos países para se qualificarem aos Jogos Olímpicos, que este ano serão no Rio de Janeiro (Brasil).
Esta prova apura três países, entre 18 que falharam o apuramento direto nas competições continentais.
No caso do continente africano, além de Angola, segundo colocado do Afrobasket2015, após derrota na final com a Nigéria, estão apuradas a Tunísia (terceira) e o Senegal (quarto).
Em femininos, a equipa angolana ficou em quarto e por isso foi excluída desta prova de "repescagem".
Esta será a segunda vez que a seleção masculina de Angola vai disputar o pré-olímpico. A primeira foi após derrota em Madagáscar no Afrobasket2011, ao perder a final com a Tunísia. Na altura, a FIBA organizou o torneio na Venezuela e Angola falhou o apuramento para os Jogos de Londres2012.
Se falhar este apuramento, cujos moldes de disputa foram alterados aumentando o grau de dificuldade, Angola assinalará um momento histórico do seu basquetebol. Vai interromper uma participação regular em torneios olímpicos desde os Jogos de Barcelona1992, evento de estreia.
Desde então, o país não falhou um só torneio olímpico da bola ao cesto. Esteve com os masculinos em Atlanta96, Sydnei2000, Atenas2003, Beijing2008. Com a formação feminina disputou o torneio de Londres2012.
Lista das equipas apuradas para o torneio pré-olímpico:
Europa (5) - França, Sérvia, Grécia, Itália, República Checa
Américas (3) - Canadá, México, Porto Rico
África (3) - Angola, Tunísia, Senegal
Ásia (3) - Filipinas, Irão, Japão
Oceânia (1) - Nova Zelândia
As três últimas seleções serão conhecidas no dia 19, altura em que se anunciarão os anfitriões desta competição, que se disputa num modelo diferente.
Ao contrário da edição passada, o torneio deste ano será disputado em três grupos de seis, em três países diferentes.
Comentários