O francês Guerschon Yabusele, do Real Madrid, foi o jogador mais severamente punido pela Euroliga de basquetebol, com cinco jogos, na sequência da ‘batalha campal’ com que terminou o embate de quinta-feira entre os ‘merengues’ e o Partizan.
Menos de 24 horas depois dos graves incidentes de Madrid, no segundo jogo dos quartos de final dos play-offs, a Euroliga anunciou as penalizações, que afetam mais três jogadores, dois da equipa sérvia e um da espanhola, e incluem multas de 50.000 euros a cada uma das equipas.
Do lado do Partizan, o norte-americano Kevin Punter foi suspenso por dois jogos e o francês Mathias Lessort por um, enquanto, entre os ‘merengues’, o argentino Gabriel Deck também vai ficar um jogo de fora.
Assim, os sérvios não terão Punter e Lessort no terceiro jogo dos ‘quartos’, marcado para terça-feira, em Belgrado, e o norte-americano ainda num eventual quarto embate, ou no primeiro encontro da ‘final four’.
Por seu lado, os madrilenos já não poderão contar esta época europeia com Yabusele, sendo que Deck será baixa para o terceiro embate.
“Estas decisões não estão sujeitas a apelo, tendo que conta a sua natureza excecional [em plenos play-offs]”, indica o comunicado da Euroliga, liga privada responsável pela principal competição europeia de clubes de basquetebol.
A ‘batalha campal’ no jogo entre Real Madrid e Partizan teve início a 1.40 minutos do final do encontro, numa altura em que os sérvios lideravam por 95-80 – hoje confirmado como o resultado final do embate -, rumo ao 2-0 na eliminatória, depois de já terem vencido o primeiro jogo em Madrid por 89-87.
Os incidentes tiveram origem numa falta dura, e completamente desnecessária, do ‘merengue’ Llull sobre Punter, que não reagiu bem, levando a um confronto generalizado entre quase todos os jogadores das duas equipas, em pleno retângulo de jogo, dando origem ao final prematuro do encontro.
Apesar de ter sido o causador de tudo, Llull não foi suspenso pela Euroliga, sendo que, hoje, nas redes sociais, pediu desculpas pelo sucedido, tal como Yabusele, que, no meio da confusão, atirou com o norte-americano Exum para o chão.
Na terça-feira, as duas equipas voltam a defrontar-se em Belgrado, onde se espera uma jogo muito ‘quente’ e uma receção muito pouco amistosa aos jogadores do Real Madrid, apesar dos pedidos de calma do presidente do Partizan, Ostoja Mijailovic.
Comentários