O Benfica lamentou hoje ter ficado fora da fase de grupos da Liga dos Campeões, garantindo que enviou uma exposição à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para esta questionar a federação internacional (FIBA) sobre os critérios de admissão.

Os campeões portugueses foram uma das 24 equipas confirmadas nas rondas preliminares da Liga dos Campeões (BCL), que, em 2022/23, passaram para se tornarem o primeiro clube português a disputar a prova.

O ‘team manager’ dos ‘encarnados’, João Nuno Crespo, considera que a presença nas fases preliminares deixa “um amargo de boca”, por ser “um pouco” injusta, defendendo que o processo “devia ser claro e sem subterfúgios”.

"Não faz muito sentido que uma equipa polaca que nunca participou na BCL tenha acesso direto e esteja num ranking muito inferior ao do Benfica, quando nem sequer o país está à frente do nosso. Já fizemos uma exposição à Federação [Portuguesa de Basquetebol], procurando perceber quais foram os critérios e o porquê de isto acontecer. Não sabemos se pode ser revertido. Custa-nos que a BCL tenha tomado esta decisão, até porque a marca Benfica é mundialmente conhecida. Não me parece que alguma organização possa excluir a marca Benfica", referiu.

O responsável garante que a equipa vai disputar a fase de qualificação se se mantiver esta decisão.

“Esperamos chegar à ambicionada fase de grupos, que é onde o Benfica merece estar por todos os seus desempenhos recentes e a história do clube assim o exige", afirmou.

As rondas de qualificação serão disputadas entre 25 de setembro e 01 de outubro.