O supercampeão, o detentor do título, o campeão de casa e um caloiro discutem hoje (sexta-feira) os dois lugares da final da 30ª edição da taça dos clubes campeões africanos de basquetebol que decorre no pavilhão do Kilamba.
As meias-finais, marcadas para a noite de hoje, opõem às 18h00, Recreativo do Libolo, detentor do troféu, e Far Rabat do Marrocos, equipa estreante nesta fase da competição.
A formação do Cuanza Sul chegou a esta etapa da competição ao vencer o grupo B sem derrotas e depois, nos quartos de final, superou com facilidade o Bairro, de Cabo Verde, por 93-61.
O conjunto das forças armadas marroquinas foi o segundo colocado do grupo A, após surpreender o favorito Petro de Luanda na última jornada. Nos quartos de final, bateu o Gezira do Egito, por 60-47.
Na outra chave das meias finais, Petro de Luanda, campeão de Angola, tenta desforrar-se da derrota sofrida na fase de grupos por 19 pontos diante do 1º de Agosto, que é a formação que mais vezes conquistou este torneio (8).
Os "militares" venceram de forma invicta o grupo A e "passearam" nos quartos de final, com triunfo sobre Kano Pillars, da Nigéria, por 102-60. Os "petrolíferos", depois de uma fase de grupos cheia de surpresas desagradáveis (duas derrotas e duas vitórias), voltou "à normalidade" nos quartos de final ao despachar o finalista vencido da última edição, Radés, da Tunísia, por 74-49.
A jornada de hoje, a penúltima da prova no Multiusos do Kilamba, vai definir ainda a classificação entre o quinto e o oitavo lugar. Radés, da Tunísia, depois de ter sido finalista vencido de 2014, vai tentar ficar em quinto diante do Gezira, do Egito, a partir das 15h45. Horas antes (13-h30, o Kano Pillars, da Nigéria, vai discutir com o estreante Bairro, de Cabo Verde, o sétimo lugar.
O Ascut do Madagáscar (5º e último do grupo A) ficou em décimo e último lugar final e o Inter Club do Congo (5º do grupo B) é definitivamente nono.
A final está marcada para sábado, às 20h00, antecedida do jogo de apuramento do terceiro lugar, as 17h30.
Comentários