O atual presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, é o único candidato nas eleições para o organismo, no sábado, ambicionando manter o ciclo de mudança na modalidade.

“É uma decisão ponderada e serena. Mas é também um imperativo de consciência em relação à modalidade, tendo como única motivação o desejo de a servir. O basquetebol tem enorme potencial. Caso um novo mandato nos seja concedido, iremos manter o ciclo de mudança e dinâmica que imprimimos nos últimos três anos”, afirmou o dirigente, em declarações à Lusa.

Manuel Francisco Fernandes deverá ser reconduzido no cargo, para o quadriénio 2018-2022, no ato eleitoral, marcado para as 15:00, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), seguido da cerimónia de posse da nova direção federativa.

“Queremos consolidar e os progressos alcançados e assegurar a realização e novos e criativos projetos para a modalidade”, afirmou o protagonista da candidatura única, que, entre 1992 e 2014, foi parceiro de direção e diretor técnico nacional do seu antecessor, Mário Saldanha.

O primeiro mandato de Manuel Fernandes ficou marcado pelos aspetos financeiros, através de parcerias e acordos com diversas empresas e instituições.

O mais significativo, que permitiu cumprir objetivos financeiros e reduzir dívida, foi estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que dá o nome à principal competição nacional e introduziu os seus jogos nas apostas desportivas.

Manuel Fernandes foi eleito em novembro de 2014, sucedendo a Saldanha, que liderou o organismo durante 25 anos.