Desportivo Maputo vs Costa do Sol foi o jogo mais apetecível da quinta jornada da Taça Maputo em Basquetebol sénior masculino, com os «alvi-negros» a terem dificuldades para fazerem valer o factor casa, visto que logo no primeiro período demonstraram dificuldades para contraporem o jogo do seu oponente que saiu em vantagem com o parcial de 13-15.
Esta desvantagem continuou até ao intervalo com os "canarinhos" a darem indicações de que tinham o jogo sob o seu controlo, ao assegurarem uma vantagem de seis pontos, com o resultado a ser de 20-26, uma produção muito baixa para um jogo de séniores masculinos.
Só no quarto período é que o Desportivo conseguiu dar melhor resposta ao jogo, com os internacionais David Canivete Júnior e Pio Matos Júnior, recém regressados do Afrobasket 2013, a puxarem a equipa para o empate a 44 pontos e logo a seguir para a cambalhota no resultado, sendo que o "Alvi-negros" nunca mais largaram o comando do marcador até ao final da partida, vencendo o jogo por 47-44.
Ferroviario mantem invecibilidade
Na outra partida e na condição de líder invicto da Taça Maputo, o Ferroviário de Maputo recebeu a A Politécnica para a quinta jornada d prova, numa partida com níveis baixos de pontuação no primeiro período, com ambas a marcarem 11 pontos, algo que se repetiu no segundo, com o resultado ao intervalo a ser de 12-11.
As duas formações queixaram-se do facto da mesa de jogos não estar a conometrar devidamente o encontro, entrando para o terceiro período com outra atitude, mas com os “locomotivas” na mó de cima ao saírem desta etapa com o parcial de 19-10, elevando a sua vantagem para 10 pontos de diferença.
A maior experiência dos jogadores de Horácio Martins, perante a juventude dos estudantes, acabou sendo determinante no quarto e último período, aonde a A Politécnica demonstrou pouca rença em vergar o líder da competição.
O Ferroviário de Maputo vincou a sua posição de melhor esquipa da actualidade e chegou a uma vitória tranquila, com 17 pontos a separarem as duas formções, visto que o marcador final acabou sendo de 56-39.
Por seu turno, o Maxaquene recebeu e derrotou a Bela Rosa por 91-54, após 46-16 ao intervalo.
Comentários