Martínez desiludiu na Volta a Itália, onde foi apenas 53.º na geral final, um reflexo do que tem sido a época do campeão da Volta ao Algarve de 2023, e, por isso, terá ficado de fora dos eleitos para apoiar Roglic.
Do lado feminino, Ana Caramelo impôs-se em elites, num ‘crono’ em que só participaram três ciclistas. ‘Vice’ no ano passado, a corredora de 29 anos sagrou-se hoje campeã nacional de contrarrelógio.
Quarto classificado do Tour2024, o corredor português de 26 anos era já uma certeza no ‘oito’ da equipa dos Emirados para a 112.ª edição da ‘Grande Boucle’, que arranca em 05 de julho, em Lille, e termina em 27 de julho, em Paris.
No total, a Volta a Portugal feminina vai ter 519,8 quilómetros para descobrir a sucessora da francesa India Grangier, vencedora em 2024, com um recorde de 20 equipas, de oito países, e 140 ciclistas.
O processo está na instrução, em Penafiel, fase facultativa requerida pelos arguidos e que visa decidir se o processo segue e em que moldes para julgamento.
Jonas Vingegaard vai liderar a Visma-Lease a Bike na 112.ª ‘Grande Boucle’, tendo como principais gregários os norte-americanos Matteo Jorgenson, vencedor do Paris-Nice e oitavo no Tour2024, e Sepp Kuss, campeão da Vuelta2023, e o belga Wout van Aert.
O italiano defendeu a vantagem conquistada no dia anterior no exigente ‘muro de Durbuy’, onde assumiu a liderança da classificação geral com uma pequena vantagem sobre os mais diretos perseguidores.
Português da UAE Emirates venceu o contrarrelógio final e conquistou a geral da Volta à Suíça, somando o terceiro triunfo consecutivo em provas por etapas do WorldTour.
O ciclista português foi o 108.º do dia, a 01.19 minutos do novo líder Hayter, que, por seu turno, tem apenas dois segundos de vantagem sobre o italiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates).
Juan Sebastián Molano lidera a classificação geral, com um segundo de vantagem sobre Jasper Philipsen e dois sobre o anterior líder, o belga Tim Merlier
A tirada, entre Merelbeke-Melle e Knokke-Heist, de 197,6 quilómetros, foi cumprida em 4:23.43 horas, com um largo pelotão a terminar compacto, incluindo o português Rui Oliveira (UAE Emirates), que cortou na 121.ª posição.
Romain Grégoire, quarto na etapa, manteve a condição de líder da geral, com 11:26.01 horas, que não sofreu qualquer alteração nas oito primeiras posições.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.