O português de 26 anos sentiu dificuldades na ascensão à Côte de Notre-Dame-de-Sciez, mas minimizou as perdas, para manter viva a esperança de vencer a geral da prestigiada prova francesa.
O corredor de A-dos-Francos tornou-se hoje o primeiro português a conquistar uma tirada na prova francesa, uma das corridas por etapas mais importantes do calendário internacional.
O ciclista português ascendeu a quinto da geral, a 37 segundos de Vingegaard, mas a apenas quatro segundos do pódio, cujo último lugar é ocupado por Skjelmose.
Na quarta-feira, os ciclistas vão enfrentar a primeira etapa montanhosa, com a meta a coincidir com uma contagem de primeira categoria, no final dos 163,4 quilómetros entre Vichy e La Loge des Gardes.
Os portugueses em prova geriram o esforço e Rui Oliveira (UAE Emirates) foi o melhor, em 50.º a 1.08 minutos, com Rui Costa (EF Education-Easy Post) em 86.º, a 1.20, e Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious) entre os últimos, em 161.º a 2.07 minutos do vencedor.
Ciclista dinamarquês de 28 anos, que recentemente venceu a Volta ao Algarve, espera apresentar-se este ano no Tour em melhores condições físicas, para poder voltar a lutar pela conquista da prova.
A procurador Marion Chabot considerou que este caso foi além do conjunto de provas recolhido e, por isso, pediu “uma pena de prisão de um ano, com pena suspensa, uma multa de 5.000 euros e uma proibição de cinco anos de qualquer atividade relacionado com desporto”.
O português António Morgado (UAE Emirates) tentou agitar a corrida, a 26 quilómetros da meta, sem sucesso, terminando na 40.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.
O campeão nacional de fundo da Guatemala foi o único a conseguir responder a um ataque do líder da geral, na subida de primeira categoria ao Alto da Pintinidoira.
Para somar o quarto triunfo da carreira, e o primeiro num contrarrelógio sem ser nos Nacionais do seu país, Derek Gee bateu o italiano Davide Piganzoli (Polti VisitMalta), segundo, a 17 segundos, e o francês Maxime Decomble (Groupama-FDJ), terceiro, que gastou mais 21.
Em 1939, o ciclista Joaquim Fernandes arrebatou a Volta a Portugal em bicicleta com a camisola da CUF, que, no hóquei em patins, se sagraria campeã nacional em 1964/65.
O dinamarquês cumpriu os 133,1 desde Marín em 3:13.05 horas, diante do italiano Martin Marcellusi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) e do ‘local’ Carlos Canal (Movistar), respetivamente segundo e terceiro.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.