A ciclista neerlandesa Charlotte Kool (dsm-firmenich PostNL) venceu hoje ao sprint a primeira etapa da Volta a França feminina, tornando-se na primeira líder da geral individual na partida de Roterdão e chegada a Haia, no seu país natal.

Kool, de 25 anos, cumpriu os 123 quilómetros entre Roterdão e Haia em 2:47.40 horas, batendo sobre a meta a finlandesa Anniina Ahtosalo (Uno-X), segunda, e a italiana Elisa Balsamo (Lidl-Trek), campeã do mundo em 2021, terceira.

As posições da geral replicam as da etapa inaugural, com Ahtosalo a quatro segundos da camisola amarela, devido às bonificações, e Balsamo a seis.

Nota ainda para a polaca Daria Pikulik (Human Powered Health), que hoje não só alinhou à partida para o Tour como foi sexta classificada na meta, um dia depois de se sagrar vice-campeã olímpica de omnium, na pista, em Paris2024, assim como a 38.ª, a norte-americana Kirsten Faulkner (EF-Oatly-Cannondale), ouro na prova de fundo na estrada.

Na terça-feira, a segunda de oito etapas prossegue em solo neerlandês, com 67,9 quilómetros completamente planos entre Dordrecht e Roterdão, cidade que acolhe quarta-feira um contrarrelógio individual.