O ciclista português João Cruz sagrou-se hoje vice-campeão mundial universitário de ‘cross country’ olímpico (XCO), ao ser segundo na corrida disputada em San Carlos, Costa Rica, atrás do checo Jan Zatloukal.

Depois de Zatloukal se isolar na frente da corrida, Cruz fez uma corrida de trás para a frente e , alcançado o primeiro grupo perseguidor, lançou-se a solo no encalço do checo, acabando por ficar com a prata.

O alemão Louis Krauss completou o pódio do Mundial universitário, em que o ciclista luso da AXPO-FirstBike Team-Vila do Conde já tinha sido sétimo, na prova de eliminação (XCE).

“Estou muito contente com este segundo lugar. Vinha com elevadas expectativas, depois de ter feito uma boa corrida no XCE. Sabia que estava com boas pernas”, explicou João Cruz, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Vencedor da Taça de Portugal da vertente em 2023, entre outras conquistas, tendo triunfado também na Taça de ciclocrosse, já este ano, o jovem de 20 anos integra o programa nacional de esperanças olímpicas.